AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Decoração

Natal em casa: conheça a história das guirlandas e inspire-se!

Veja ideias para montar a sua e dar as boas-vindas à festa mais tradicional do ano

Da Redação Publicado em 24/12/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Para os gregos, a guirlanda de Natal atraía as divindades. - Unsplash
Para os gregos, a guirlanda de Natal atraía as divindades. - Unsplash

A guirlanda de Natal indica a presença de Cristo no ambiente e representa fartura e paz. É como se a casa estivesse abençoada. Para os gregos, ela atraía as divindades. 

Os romanos atribuíam a ela a conquista da saúde. Na Idade Média, cabia às guirlandas o poder de afastar os maus espíritos. Por isso, ficavam penduradas o ano todo. Entenda o que ela significa:

FIBRA E JUTA

De ramos secos (como a da imagem acima), a base fica chique com o aplique de folhagem verde. As pinhas podem ser pintadas com tinta spray dourada.

SAGRADA FAMÍLIA

Uma ideia para lembrar os presépios da infância, esquecidos com o tempo, é fixar na guirlanda um estábulo – que remete ao local onde Jesus nasceu.

FLORES NATURAIS

A base de arame pode ganhar vida com flores naturais, como gérberas ou crisântemos. Ao longo do Natal, elas secam naturalmente.

BICO-DE-PAPAGAIO

Muito usada no Vaticano como símbolo do Natal, esta flor se destaca em um modelo bem tradicional de guirlanda. Fica linda na porta!

OPÇÕES ARTIFICIAIS

Uma boa opção é colocar ramos e botões variados de flores artificiais na guirlanda. Para fixá-los, use cola quente. Se quiser, incremente com laços de cetim.

VERDE E BRANCA

Essa dupla de cores é inusitada quando se fala em Natal. Além de sofisticadas, trazem frescor. Aposte em galhos secos e mini-hortênsias.