AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Decoração

Personal organizer dá dicas de como organizar melhor ambientes da casa

Organizar pode ser algo simples, até mesmo por quem não leva muito jeito para isso

Karla Precioso

por Karla Precioso

kprecioso@editoracaras.com.br

Publicado em 01/11/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Personal organizer dá dicas de como organizar melhor ambientes da casa - Unsplash
Personal organizer dá dicas de como organizar melhor ambientes da casa - Unsplash

Arrumar a casa não é uma tarefa fácil. Mantê-la em ordem, então, muito menos. É algo que requer disposição, planejamento e até disciplina. Ainda assim, todo esforço é válido para transformar os ambientes e deixá-los ainda mais bonitos, organizados e funcionais.

Conversamos com a personal organizer Claudia Pessoa, da Indoor, empresa especialista em organizar
ambientes residenciais e empresariais, que orienta como fazer da organização algo simples, até mesmo por quem não leva muito jeito para isso.

ORGANIZAR X ARRUMAR

A especialista alerta para a diferença entre organizar e arrumar. “Organizar é colocar em ordem um ambiente onde objetos tenham seus lugares certos, fazendo sentido ao local que será usado. Arrumar é apenas tirar da frente, colocar em lugares aleatórios que não incomodem a passagem ou que não interfiram na estética do ambiente”. Ao entender isso, o próximo passo é fazer o descarte de objetos que já não fazem mais sentido para aquele ambiente e para a sua vida:

“As pessoas tendem a ter medo de se desfazer de algo por causas relacionadas a apego emocional, ansiedade, estresse ou compulsividade, por exemplo. Isso gera em um acúmulo de objetos que, na maioria das vezes, não têm utilidade”.

AMBIENTES ACUMULADORES

Cômodos como porão, sótão e área de serviço são os locais onde mais se acumulam itens que não são utilizados. “O primeiro passo é descartar objetos inutilizados ou quebrados. Depois, é limpar os armários e as prateleiras. Ter cestos e caixas organizadoras são uma excelente opção para o armazenamento de itens. Se forem da mesma cor, é ainda melhor para dar uma melhor uniformidade estética”, afirma.

QUARTO SEMPRE TININDO

Além de se desfazer do que já não serve mais, organizar cada espaço da casa faz toda a diferença, a começar pelo quarto, que deve ser um local de conforto e bem-estar. “Arrume a cama todos os dias. Use gavetas, prateleiras e cabides para manter tudo em ordem. Isso dará uma aparência mais organizada ao quarto e ajudará a criar um ambiente de relaxamento”, sugere a especialista.

COZINHA DOS SONHOS

“A despensa deve ser organizada por categorias e setorizada com cestos organizadores. Já as panelas, necessitam de espaço próximo ao fogão, facilitando o preparo dos alimentos. Divisórias nas gavetas evitam a desordem de utensílios. Potes devem ter sempre identificação com etiquetas. Objetos e louças de pouco uso devem ser colocados nas partes mais altas dos armários. E organizar os itens do café da manhã em um cantinho do café também ajuda”.

SALA DE NOVELA

Na sala, evitar o acúmulo de itens também é essencial. “Papéis, brinquedos, roupas e outros objetos que não têm função alguma no ambiente devem ser descartados. Priorize o que realmente você usa. Organizar os móveis de forma harmoniosa também é importante. Uma boa opção é utilizar bandejas, caixas organizadoras e cestos. Para uma melhor decoração, plantas e espelhos trazem mais naturalidade ao ambiente, além de proporcionar um aspecto mais amplo e claro. Tapetes também são bem-vindos."