AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Decoração de inverno

Quer deixar a casa mais aconchegante no inverno? Confira 5 dicas que vão te ajudar

Decorador ensina truques que podem esquentar visualmente o ambiente no inverno

*Bruno Tálamo, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 15/08/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O decorador Fernando Perez explica que mantas, tapetes e cores quentes podem ajudar no inverno - Unsplash
O decorador Fernando Perez explica que mantas, tapetes e cores quentes podem ajudar no inverno - Unsplash

O inverno chegou e, com ele, aproveitamos as baixas temperaturas para passar mais tempo com a família, aproveitando o sofá ou a cama, escondidos do frio. Por isso, é preciso preparar a casa e fazer com que seu lar seja um refúgio quentinho e aconchegante.

Mas, diferentemente do que muitos pensam, não é preciso pintar paredes ou entrar em obra para alcançar esse objetivo. O decorador Fernando Perezexplica que existem alguns truques específicos de decoração para fazer isso. A coluna separou cinco dicas de como aproveitá-los.

Use mantas para decorar

As mantas são coringa na decoração, mas no inverno elas são protagonistas de composições aconchegantes. Uma boa forma de aquecer o lar é usar mais tecidos em todos os cômodos, pois eles remetem ao conforto, ao descanso e combinam muito bem com o inverno. Assim, as mantas são ótimos elementos para se ter em casa.

Espalhe tapetes pela casa

Os tapetes também são elementos chave na decoração de inverno. Eles trazem a sensação de conforto, decoram e ainda aquecem o ambiente, principalmente se sua casa for de piso frio. Muita gente pensa que, por estarem no chão, eles são peças desnecessárias dentro do ambiente, no entanto, ao escolher um tapete bonito e fofinho é possível transformar o espaço e deixá-lo bem aconchegante.

Aposte em cores quentes e mais fortes

Você sabia que as cores são capazes de transmitir sensações? O azul, por exemplo, tem o poder de nos passar tranquilidade, ao passo que o amarelo nos dá alegria e a cor vermelha muita intensidade e ousadia. Calma, você não precisa pintar uma parede apenas para passar o inverno: têm muitos outros jeitos de incluir diferentes cores na sua decoração, por exemplo: usando mantas, almofadas, tapetes e quadros.

Troque as lâmpadas

A iluminação também ajuda a deixar sua casa quente e aconchegante. Existem as lâmpadas dos tipos branco frio, branco neutro e branco quente. É essa última que você deve priorizar no inverno, já que ela irradia um tom amarelado que combina melhor com as estações frias.

Use texturas diferentes

Se você quer comprar peças novas, seja uma poltrona, um banquinho para os pés ou apenas itens de decoração, escolha bem o modelo e os materiais. Isso porque as texturas também deixam o ambiente mais aconchegante: invista em elementos artesanais como tricô, crochê, elementos de madeira de demolição, fibras naturais e peles sintéticas.