AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Organização

Tudo em ordem: veja 5 dicas para manter sua casa organizada

Personal organizer aborda os principais pontos para deixar a casa organizada

Marina Borges, repórter da AnaMaria Digital Publicado em 06/05/2022, às 13h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba o que fazer para manter sua casa organizada; veja dicas. - Unsplash
Saiba o que fazer para manter sua casa organizada; veja dicas. - Unsplash

Manter uma casa organizada pode ser um grande desafio, principalmente quando falamos de uma rotina compartilhada com outra pessoa. Por isso, AnaMaria Digital procurou a personal organizer Ju Aragon,  parceira da Ordene, atrás de algumas dicas para manter o lar organizado, tornando a rotina do casal muito mais agradável. E uma das principais dúvidas é: por onde começar a arrumar a bagunça?

Para a especialista, o ideal é já termos o hábito da organização, incorporando ele como parte diária das nossas atividades. "Precisamos entender também que manter a casa, a mesa do trabalho e o carro organizado ajuda na manutenção da ordem e também na produtividade", explica.

Na sequência, veja outras dúvidas sobre como você pode se organizar melhor!

O que deve ser priorizado quando o tema é organização do casal?

Segundo ela, em uma vida a dois, o respeito pelo espaço do outro é essencial. Por isso, cada um deve ter um espaço semelhante nos armários, independentemente se um tem menos ou mais coisas do que o outro. "A rotina de trabalho, por exemplo, que geralmente é individual, também deve ser respeitada. É comum ouvirmos reclamações de estresse no dia a dia, pois um acaba atrasando o outro devido a falta de planejamento e organização", comenta.

Quais itens são indispensáveis e ajudam a manter o espaço organizado?

Para a personal organizer, é muito comum encontrarmos desperdício na cozinha. É aí que vemos alimentos vencidos, comprados ou esquecidos no fundo do armário, além de vencidos por terem sido comprados por impulso. Assim, separar um espaço no armário para a despensa é uma excelente ideia, pois concentra todos os alimentos neste espaço.

Outra dica importante para organizar esse armário é a opção de contar com cestas. "Separar os alimentos por “famílias” deixa seu controle do estoque e validade muito mais fácil e natural, tornando ainda as idas ao supermercados muito mais efetivas", aponta.

Como criar regras sem tornar a convivência pesada?

A organização é um hábito que, no início, é preciso se esforçar. No entanto, em poucos dias, acaba virando parte de sua rotina, o que deixa tudo mais natural e prazeroso. "Costumo comparar com a mudança de hábito alimentar. Requer um esforço no início, mas depois não dá pra viver sem. O ideal é que você vá incluindo ela gradativamente no seu dia a dia", ressalta a especialista.

Qual ambiente requer mais cuidado na organização?

A cozinha e banheiros são os locais que geram mais desperdício financeiro em uma casa, mas os quartos precisam de atenção especial. "Por ser um ambiente feito para descansarmos e relaxarmos, não deve ser um lugar pesado, empoeirado e cheio de bagunça. Além disso, o visual precisa ser leve e agradável. Por isso, a organização nesse ambiente deve ser mais cuidadosa", recomenda Ju Aragon.

A partir dessas dicas, será muito mais fácil manter a organização do seu lar. "Vale ressaltar também que, mais importante do que organizar a casa, a ideia é você criar o hábito de mantê-la em ordem", lembra a especialista. "Afinal, não é novidade que fazer bagunça é muito mais fácil e rápido do que arrumar tudo."

E, ao criar uma rotina de organização, você perceberá que deixar tudo em ordem não é uma tarefa tão difícil quanto pensava, viu!