AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Por que as pessoas organizadas são mais produtivas? Veja dicas importantes

Com uma rotina organizada, garantimos que todo o seu dia será bem mais tranquilo

*Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Publicado em 10/06/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um ambiente desorganizado reflete uma mente desorganizada. - Pixabay
Um ambiente desorganizado reflete uma mente desorganizada. - Pixabay

Fala pessoal da AnaMaria, tudo bem? Hoje quero saber se você se considera uma pessoa organizada. Talvez seja mais produtivo se eu fizer esta pergunta para quem mora com você, não acha?

Sabia que isso é muito mais do que ter armários lindos, parecidos com os de uma loja? A organização é questão de saúde (física e mental), de produtividade e de economia (tanto de tempo quanto financeira).

Quando sua casa e rotina estão organizadas, todo o seu dia será mais tranquilo, sem perda de tempo procurando os objetos, documentos e arquivos, por exemplo. Assim, você não chegará atrasado em seus compromissos, estando mais tranquilo para iniciar o dia tomando as decisões com tranquilidade. E tem mais! Não dá para esquecer da deliciosa sensação de ter tudo o que precisa à mão. Pode parecer um sonho, mas podemos encaixar esta realidade dentro da rotina!

Para a minha coluna desta semana, conversei com personal organizer Ju Aragon atrás de ideias para tornar a nossa rotina mais organizada. Antes de mais nada, porém, você precisa entender que, para manter tudo no lugar, é necessário adquirir alguns novos hábitos e utilizar algumas ferramentas de organização. Vamos à prática?

  • Devolva os objetos para seu lugar logo após o uso;
  • Faça uma análise constante e separe os itens que usa daqueles que não usa mais e faça uma doação;
  • Controle suas compras, cuidado com aquelas desnecessárias.

Ju Aragon também enfatiza: utilize as ferramentas que o ajudarão a manter o ambiente impecável, tais como:

  1. Etiquetas em prateleiras, pastas e nichos;
  2. Cestas e divisórias dentro de gavetas e armários;
  3. Aposte nas agendas. Elas funcionam como uma bússola e apontam naturalmente o caminho a ser percorrido, tornando seus dias mais proveitosos e produtivos. E não importa se ela é física ou digital;
  4. Faça o uso de listas. Elas são muito bem-vindas na cozinha, por exemplo, evitando o desperdício financeiro que ocorre com muita frequência na despensa da casa. Alimentos fora da validade, jogados no lixo e compras desnecessárias feitas no mercado podem ser evitadas com o uso delas.

Um ambiente desorganizado reflete uma mente desorganizada. Por isso, mãos-a-obra! Vamos colocar a vida em ordem para que a ela flua de maneira saudável e produtiva! E não deixe de assistir ao vídeo que preparamos com todo carinho para você! Corra lá nas redes sociais da AnaMaria. Te espero lá!!

*BIANCA VILELA é mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial