AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Qual a idade das suas articulações? Veja dicas para cuidar melhor delas

Chegada do frio costuma trazer dores e desconfortos nas articulações; veja como evitar

*Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 16/06/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Veja como tratar melhor as suas articulações, especialmente nos dias frios. - Unsplash
Veja como tratar melhor as suas articulações, especialmente nos dias frios. - Unsplash

Fala galera da AnaMaria, tudo bem? Quero saber se, com a chegada do inverno, vocês estão sentindo dores e desconfortos nas articulações, incluindo  joelhos, ombros, quadril, tornozelos, mãos e a coluna. Isso tem uma explicação!

Com o passar dos anos, o corpo sofre muitas alterações, sejam estruturais, funcionais ou químicas. Nesse processo, a cartilagem que reveste nossos ossos começa a se desidratar, podendo gerar inflamação das articulações, limitando o movimento e gerando dor. E ninguém quer ter limitações, é ou não é? Então, o que fazer para driblar essa questão?

VEJA 5 DICAS INFALÍVEIS

1) Tenha o seu momento! Tire alguns minutos do seu horário de trabalho, faça uma pequena pausa a cada hora e movimente o seu corpo todo.

2) Se exercite por 30 minutos pelo menos 3 vezes por semana. Tenha uma rotina física e, desta forma, a sua mobilidade articular ficará em dia!

3) Mantenha uma boa postura, seja trabalhando ou realizando as tarefas domésticas. Tenha consciência corporal e cuide bem da sua coluna, pois ela vai te acompanhar por toda a vida. 

4) Com este friozinho aí, quem  não curte ficar no sofá assistindo a séries e filmes debaixo das cobertas? Mas fique de olho na sua postura no sofá também.

5) Cuidado com o ganho de peso e, neste caso, não falo em nome da estética e, sim, da saúde. O acúmulo de gordura abdominal faz com que as vértebras da coluna se desloquem e, desta forma, fiquem em posições inadequadas, causando dores e desvios posturais. 

Para te ajudar ainda mais, assista ao nosso vídeo da semana, no qual trazemos exercícios para que você possa inseri-los no dia a dia. Não deixe de conferir!!

*BIANCA VILELA é mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial