AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Trabalha em Casa? Veja 8 dicas para ajudar a organizar sua rotina

Alguns hábitos podem deixar o home office mais produtivo e agradável

*Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Publicado em 12/08/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estabelecer uma rotina no home office é fundamental - Christin Hume/ Unsplash
Estabelecer uma rotina no home office é fundamental - Christin Hume/ Unsplash

Para trabalhar em casa com saúde e produtividade é importante estabelecer uma rotina. Acorde sempre no mesmo horário, tome um banho gostoso para despertar, vista-se com uma roupa confortável e adequada para atender as videochamadas e, é claro, tome um café da manhã reforçado. Aproveite que você não terá que gastar tempo para se deslocar ao escritório para preparar um almoço saudável. Assim, quando a fome chegar, sua refeição já estará pronta e você não cairá em tentações.

É possível, sim, performar muito bem no formato de teletrabalho, em especial se levar em conta as oito dicas importantes apresentadas a seguir, que lhe ajudarão a se organizar em sua jornada. Confira!

1. Seu espaço de trabalho deve ter o seu DNA
Para que você se sinta bem e para que esteja conectado com o ambiente, decore o local com seus objetos preferidos, sua garrafa de água favorita, aquela xícara que adora e um porta-retratos.

2. Trabalhe em um local no qual tenha privacidade
Não é adequado trabalhar no sofá, na cama, na cozinha ou na sala de jantar, pois haverá pessoas passando e você não terá a ergonomia necessária. Além de ter um local calmo e silencioso, sua roupa deve ser adequada, principalmente considerando as videochamadas.

3. Trabalhe em um local iluminado
Não se deve trabalhar em um ambiente escuro, na penumbra. Escolha um local arejado e que tenha uma janela, pois a iluminação natural é a melhor opção. Contudo, não trabalhe com a luz do sol incidindo diretamente em seus olhos. Para isso é recomendável ter uma persiana ou cortina na janela.

4. Boa conexão de internet e pacote de dados adequado são fundamentais
Muitas vezes, sem uma conexão de internet de alta velocidade, um trabalho que duraria duas horas poderá tomar o dia inteiro de trabalho, gerando retrabalho e consequente frustração.

5. Número de tomadas elétricas suficiente para todos os dispositivos e voltagem correta dos seus aparelhos
No que diz respeito à rede elétrica, não se deve fazer improvisos pois não queremos correr o risco de provocar um curto-circuito. Cada item do ambiente de trabalho requer uma tomada, como luminária, telefone fixo, modem, carregador do laptop, carregador de celular etc. A recomendação é ter, no mínimo, cinco tomadas. Providencie-as com um eletricista. A voltagem dos aparelhos também é muito relevante, por isso, seja detalhista e se organize para manter tudo corretamente ligado.

6. Garrafa de água sempre na mesa, mas guloseimas devem ficar bem longe
A quantidade de água a ser ingerida a cada dia é determinada pela seguinte fórmula: multiplique seu peso corporal por 35 ml. Exemplo: se você pesa 70 kg, então 70 kg x 35 ml = 2.450 ml – essa é a quantidade de água ideal para você.

7. Ergonomia na prática
Sua cadeira de trabalho deve ser ergonômica, com os devidos ajustes e apoios. Já que você ficará de 8 a 9 horas por dia trabalhando, a banqueta da cozinha e a mesa da sala de jantar não são bem-vindas.

A altura do seu laptop deve seguir uma regra muito fácil: manter um ângulo de 90° entre o queixo e o pescoço. Fica muito fácil se alguém puder tirar uma foto sua com vista lateral para que você tenha noção da sua postura e possa ver se está respeitando o ângulo correto.

8. Exercícios compensatórios e meditação
Para ser produtivo de verdade, sem sofrer, você deve incluir na sua rotina os exercícios posturais, respiratórios e de meditação, na frequência de três vezes por dia, por pelo menos 5 minutos em cada inserção.

Comece o dia fazendo os exercícios de aquecimento, a fim de preparar o seu corpo para os movimentos repetitivos diários. Logo após o almoço, faça os exercícios posturais, para compensar as musculaturas e as articulações mais demandadas. No final do dia, nada melhor do que uma meditação guiada para relaxar, lembrando que existem diversas aulas em apps gratuitos. 

Em resumo, trate bem seu corpo e sua mente. Equilibre vida pessoal e profissional, de forma que sua saúde seja beneficiada.

BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial