AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Você tem o hábito de piscar? Uso excessivo de telas desgasta olhos

Separamos algumas dicas para você colocar em prática já!

*Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Publicado em 28/10/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reduzir o tempo na tela ajuda na saúde dos olhos. - Marina Vitale/Unsplah
Reduzir o tempo na tela ajuda na saúde dos olhos. - Marina Vitale/Unsplah

Fala meu povo da AnaMaria, tudo bem? Mais de um ano e meio de pandemia e muitos de nós deixamos de fazer o check-up, de cuidar da nossa saúde. Inclusive, estou aqui toda semana para trazer alertas importantes! E, se nos descuidamos de modo geral, já dá para imaginar o quanto a saúde dos olhos foi esquecida, né?

A visão é algo muito importante e nossos olhos precisam de cuidados e atenção redobrada. Há quanto tempo você não visita o oftalmologista? O uso excessivo de telas provoca desgastes, secura e piora e passamos a enxergar menos. E aí vem a pergunta: nos últimos dois anos, você percebeu que sua visão piorou? Fique muito atento aos sinais do seu corpo!

E vamos de dicas? Anote aí para você colocar em prática já!

1. Pisque muito, pisque mais! Precisamos deste movimento para lubrificar os olhos

2. Não exponha a vista diretamente ao sol – na praia ou na piscina, vá de óculos escuros.

3. Só use colírios sob prescrição e orientação médica.

4. Não coce os olhos nem leve as mãos a eles sem antes fazer uma boa higienização.

5. Pare de fumar, pois o cigarro afeta até a circulação na retina.

6. Vá ao oftalmologista se perceber qualquer alteração no campo visual ou, mesmo sem sintoma algum, faça visitas regulares a partir dos 40.

7. Faça exercícios físicos, especialmente ao ar livre, para que você possa olhar para longe e desta forma fortalecer a musculatura dos olhos.

8. Reduza o tempo de exposição dos olhos no celular e computador.

9. Siga uma alimentação equilibrada e nunca deixe de ingerir Vitamina C (frutas cítricas), luteína (espinafre, milho e gema de ovo) e ômega-3 (pescados).

E não esqueça de compartilhar estas dicas com toda a família, afinal todos estão precisando dar mais atenção aos olhos. Te espero no Instagram da AnaMaria, tem vídeo especial sobre este tema.

*BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial