AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Comportamento / CONFIRA!

Body Positive: conheça mulheres que falam sobre aceitação nas redes sociais

Movimento Body Positive abraça as diferenças de corpos reais e promove a autoimagem positiva; confira perfis no Instagram para seguir hoje mesmo!

Movimento Body Positive abraça as diferenças de corpos reais e promove a autoimagem positiva - Reprodução │Instagram
Movimento Body Positive abraça as diferenças de corpos reais e promove a autoimagem positiva - Reprodução │Instagram

Quantas vezes você aderiu a uma nova tendência, dieta ou tutorial enquanto rolava o for you do Tiktok ou Instagram, após ser bombardeada com tutoriais e reviews? Se por um lado, vemos o surgimento e ascensão de movimentos como o Body Positive e o Skin Positive ─ que empoderam belezas que não se encaixam no padrão ─ muitas pessoas são influenciadas pelo oferecido como ideal nas redes sociais.

O uso excessivo da tecnologia afeta a autoestima das pessoas em busca de um senso de perfeição. Há ainda as questões éticas e sociais ocasionadas pelo algoritmo e as consequências do uso de recursos como filtros de embelezamento. 

Um dos problemas relacionados aos filtros é o fenômeno apelidado por profissionais da saúde como Dismorfia do Snapchat. Essa condição se enquadra no chamado ‘Transtorno Dismórfico Corporal’, onde a autoimagem sofre uma distorção em relação à realidade, fazendo com que a pessoa enxergue defeitos que não existem em seu próprio corpo.

Na contramão da busca pela perfeição excessivamente compartilhada nas redes sociais, surgem perfis de mulheres que exaltam as diferenças e a beleza única de cada mulher. AnaMaria trouxe uma seleção de mulheres inspiradora para você acompanhar nas redes sociais hoje mesmo!

Sara Geurts

Aos 32 anos, a modelo norte-americana sofre de uma condição rara: a Síndrome de Ehlers-Danlos. A doença retarda a produção de colágeno, tornando a pele frágil e com aparência enrugada precocemente. Em seu perfil do Instagram, Sara quebra barreiras ao desafiar o estereótipo e dá um show de autoconfiança. 

A história da criadora de conteúdo ganhou destaque em 2015, quando decidiu abrir o coração e dar detalhes sobre sua condição. Sara exibe fotos que celebram as diferenças e a beleza real.

Conheça o Instagram de Sara: 

Ju Romano

Difícil quem costuma navegar pelas redes sociais e nunca tenha se deparado com Ju Romano. Ela é jornalista e criadora de conteúdo, apaixonada por beleza e decoração. 

Na web, ela divide, sempre com bom humor, desde 2008, questões da vida de uma mulher gorda, confortável em seu próprio corpo e feliz. Além de abraçar o movimento Body Positive, a influencer fala sobre moda e autoestima. 

Conheça o Instagram de Ju Romano:

Paola Antonini

Apresentadora do programa ‘Logo Ali’ da TV Globo, Paola perdeu uma das pernas aos 20 anos em um acidente de carro enquanto viajava para Búzios, no Rio de Janeiro. Após o acidente, a influenciadora enfrentou uma cirurgia que durou 14 horas, e teve a perna esquerda amputada. 

Em seu perfil do Instagram, Paola celebra a vida: “Aprendi que nada é mais importante do que aqueles pequenos momentos com quem a gente ama. E também que nunca devemos deixar nada para amanhã! Porque a vida me ensinou como ela é frágil, e como é rápida nossa experiência por aqui”, disse ela em um post em que refletiu sobre o aprendizado 7 anos após o acidente. 

Em 2020, Paola fundou o Instituto Paola Antonini. A ação social foca na reabilitação de pessoas com deficiência física por meio das doações de próteses, cadeiras de rodas e acessórios.

Conheça o perfil de Paola: 

Barbarhat Sueyassu

A influenciadora coleciona mais de 110 mil seguidores em uma de suas redes sociais, onde frequentemente abre o debate sobre identidade racial e aceitação do corpo, fortalecendo o movimento Body Positive. Barbarhat tem vitiligo universal, que se caracteriza pela perda de 100% de pigmentação e a melanina na pele, mesma condição do cantor Michael Jackson.

“O vitiligo não anula de uma pessoa a identidade racial na qual ela se identifica, se declara e nasce, porque sendo uma condição de pele autoimune de caráter ‘incontrolável’ essa não retira sua ascendência e nem os seus traços”, escreveu ela em uma de seuas publicações, ao falar sobre o vitiligo. 

Conheça o Instagram de Barbarhat:

Leia também:

Movimento Body Positive: 11 motivos para amar o seu corpo

Veja 5 dicas práticas para fortalecer a sua autoestima