AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Comportamento / TRAIÇÃO

Trair ou não trair? Pesquisa revela como brasileiros enxergam 'Carnaval x Infidelidade'

Estudo da Gleeden afirma que mais de 30% dos entrevistados já foram infiéis na folia

Levantamento revela que 33% dos entrevistados já traiu no Carnaval - Unsplash
Levantamento revela que 33% dos entrevistados já traiu no Carnaval - Unsplash

Casos de traição estão sempre em alta na boca das pessoas, afinal, quem nunca ouviu músicas como 'Infiel', de Marília Mendonça, ou até mesmo a nova da Shakira, 'Bzrp Music Sessions 53', dedicada ao ex-marido Gerard Piqué e sua amante, que virou namorada. No entanto, se existe uma época em que a infidelidade fica ainda mais em evidência é no Carnaval, período em que 36% dos brasileiros acham "compreensível" trair, em comparação com qualquer outra época.

Isso é o que apontou um estudo feito pela Gleeden, uma plataforma destinada a encontros extraconjugais e relações não monogâmicas, entre janeiro e fevereiro deste ano. O aplicativo fez um levantamento com 1.145 mil usuários brasileiros para entender como eles enxergam a relação 'Carnaval x Infelididade'.

A pesquisa revela que 33% dos entrevistados admitem que “já traíram o(a) parceiro(a) durante o Carnaval”. Perguntados se perdoariam uma traição cometida durante a folia, exatamente 50% dos brasileiros disseram que “sim, pois é normal que isso aconteça nessa data”, enquanto os outros 50% responderam que “não, infidelidade é sempre infidelidade”.

Além disso, de acordo com a diretora de comunicação e marketing do Gleeden, Silvia Rubies, 46% dos entrevistados disseram que o feriado festivo"é um evento que promove traições".

E a explicação para a infidelidade se divide entre alguns quesitos que a folia promove. “O grande responsável por essa promoção, segundo 73% dos ouvidos, é o álcool; para 17%, é o ambiente festivo; para 5%, são as fantasias; e, para os outros 5%, é a falta de caráter”, diz.

MAS O QUE É INFIDELIDADE NO CARNAVAL?

Não há dúvidas de que a infidelidade pode ser vista de diferentes maneiras, como troca de mensagens, curtida em fotos, beijo, sexo etc. Mas, os resultados mais expressivos estão na chamada traição física. Tanto que, 67% dos entrevistados veêm o beijo como infidelidade, enquanto 87% avalia que praticar sexo oral é trair. A unanimidade fica por conta do sexo com penetração.

ESTÍMULO

O Carnaval ainda é apontado como um período em que os entrevistados sentem vontade de experimentar coisas novas na vida sexual. É o que diz 86% dos brasileiros estudados, que aproveitariam o feriado festivo para experimentar "um ménage à trois, fetiches, brinquedos e lugares”, revela Silvia.

Ainda que o assunto esteja em evidência e mais de um terço dos entrevistados vejam a traição na folia como algo "compreensível", 80% não abriria o relacionamento porque "essa não é uma atitude aceitável". Outros 15% disseram que não fizeram, mas topariam fazer concessões, enquanto apenas 5% já concordou em abrir a relação no Carnaval.

POR QUE TRAIR?

Essa é uma das grandes perguntas que permeia o assunto infidelidade. Afinal, por que trair quando existe a opção de terminar o relacionamento? Por que mentir para curtir, se existe a possibilidade de abrir o coração e mudar o rumo da vida?

Para a surpresa ou não, um outro levantamento da Gleeden, realizado em 2022, aponta que as razões para a infidelidade estão, em sua maioria, atreladas à vida sexual. Quase 18% dos entrevistados trai por problemas sexuais do casal, 17% por desejo sexual e 14,5% por curiosidade.

Quando não vem do sexo, a traição acontece devido ao tédio/monotomia, como apontou 13,6%. Vingança é o motivo menos usado para ser infiel, segundo 5,5%.