AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Beleza e Estilo / Purpurina

Brilho e tinta: quais são os cuidados importantes com a pele no Carnaval?

Alergista alerta sobre a possibilidade de dermatite de contato causada pelo uso de maquiagem na pele de Carnaval

Vivian Ortiz

por Vivian Ortiz

vortiz_colab@caras.com.br

Publicado em 16/02/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quer pintar a pele no Carnaval? Veja os cuidados que você precisa tomar. - Ferran Feixas/Unsplash
Quer pintar a pele no Carnaval? Veja os cuidados que você precisa tomar. - Ferran Feixas/Unsplash

Para o Carnaval ficar ainda mais divertido, o glitter e as tintas entram em ação e deixar os foliões mais bonitos e animados. No entanto, é preciso ter cuidado, pois alguns produtos podem causar reações e problemas de pele, tornando o que era para ser diversão em uma grande preocupação.

A alergista e imunologista Brianna Nicolletti, médica do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP), alerta sobre a possibilidade do glitter, da purpurina e até mesmo de lantejoulas coladas na pele causarem alergias, dermatite de contato e, consequentemente, uma lesão chamada eczema. Para evitar isso, a dica é testar. “Alguns dias antes do bloco de Carnaval, cole uma a duas pedrinhas na pele e deixe por um tempo e observe se tem reação”, orienta a médica. Se não acontecer nada, é só aproveitar a diversão!

A gente sabe que fica lindo, mas outra dica é evitar passar glitter na região dos olhos, por conta da sensibilidade na região. Além disso, produtos como tintas e brilhos não devem ser aplicados em áreas irritadas ou com feridas, pois a tendência é que elas piorem. "Deixar a pele saudável e hidratada, além de sempre utilizar um bom protetor solar hipoalérgico no rosto e corpo todo antes de aplicar makes e pedrarias, ajuda a evitar reações alérgicas", orienta Brianna.

Após a folia, a orientação médica é fazer imediatamente a limpeza completa: “Higienize corretamente a pele com um gel de limpeza adequado, tonificando a região para regularizar o pH após hidratar novamente."

E AS CRIANÇAS?

Embora as makes coloridas façam sucesso entre os pequenos, existem ressalvas importantes sobre o assunto. Para a Brianna, não é indicado que crianças usem maquiagem até os dois anos. Depois desse período, os pais podem cogitar o uso caso o filho tenha discernimento de não levar a mão à boca e aos olhos.

Independentemente da idade, no entanto, o ideal é que a família opte por maquiagens infantis, uma vez que elas são solúveis em água e têm menos conservantes para não irritar a pele sensível dos pequenos. “Os produtos desenvolvidos para adultos contêm uma grande quantidade de conservantes, corantes e fixadores. Portanto, elas não devem ser usadas nas crianças, assim como maquiagem de boneca e tatuagens de henna”, completa a alergista.

Produto popular, a tinta guache também não é recomendada para passar no rosto das crianças. Segundo a especialista, embora ele seja hipoalergênico e atóxico, foi desenvolvido para ser usado no papel e não na pele. “Sua aplicação inadequada pode causar reações alérgicas, irritações e até queimaduras. O mesmo acontece com as tintas plásticas”, alerta Brianna Nicolletti.

Assim, para as crianças aproveitarem a folia, o ideal é que seus rostinhos sejam pintados com tintas infantis específicas para a região. No fim da festa, é fundamental higienizar corretamente a face do pequeno e aplicar um bom hidratante! E boa folia!