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Beleza e Estilo / CUIDADO

#SephoraKids: Por que a geração Alpha está obcecada por skincare?

No TikTok, esse fenômeno é conhecido pela hashtag #Sephora Kids e tem gerado um intenso debate na rede social

#SephoraKids: Por que a geração Alpha está obcecada por skincare? - Reprodução/Freepik
#SephoraKids: Por que a geração Alpha está obcecada por skincare? - Reprodução/Freepik

Lojas de cosméticos e cuidados com a pele têm sido inundadas pela geração Alpha, nada menos do que meninas de nove a 12 anos fascinadas por produtos de beleza. No TikTok, esse fenômeno é conhecido pela hashtag #SephoraKids e tem gerado um intenso debate na rede social.

Além de bagunçar prateleiras e esgotar produtos, dados da Gallup, empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos (EUA), indicam que a maioria passa quase cinco horas por dia assistindo a vídeos do estilo 'Get Ready With Me' (arrume-se comigo, em português) e do universo #skincareroutine. A última conta com mais de 4 milhões de clipes, com recomendações de influenciadores sobre cuidados com a pele.

POR QUE?

Esse tema abriu um debate e uma pergunta: Por que jovens estão obcecados em cremes, corretivos para olheiras, séruns e produtos antienvelhecimento?

Segundo Mariana Carreón, diretora de pesquisa cultural e estratégia, as crianças são influenciadas por fatores sociais, como imagens idealizadas de beleza na internet. Carreón ainda firma que elas têm comportamentos de consumo semelhantes à Geração Z e consomem conteúdos de influenciadores mais velhos, que já se preocupam com cuidados pessoais.

Por outro lado, o mercado de beleza da América Latina é estimado em 39 bilhões de dólares americanos. Por isso, várias das maiores multinacionais encontraram uma oportunidade significativa de negócios nos países latinos. Entretanto, a especialista também as responsabiliza e diz que seu papel, na verdade, deveria criar uma imagem corporal positiva e promover a aceitação da diversidade.

"Destacar mensagens como que as fórmulas dos produtos não contêm corantes, nem fragrâncias sintéticas, e destacar o uso de ingredientes mais naturais, são algumas das referências que podem ser enfatizadas em comunicados para a imprensa, com influenciadores ou conteúdos em redes sociais", comenta.

COMO MUDAR?

Nesse sentido, a diretora diz que, mais do que apontar culpados, os especialistas em marketing devem focar a conversa nos ingredientes, na naturalidade de suas fórmulas e na capacidade de atender às necessidades de um novo mercado, com uma mensagem direcionada às famílias que protegem a pele dos menores de idade.

Mariana conclui que as marcas de beleza e cuidados com a pele precisam ter uma equipe especializada em experiência para comunicar essas mensagens-chave. Principalmente, em momentos em que a conversa está tão marcada para esse setor.