AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Beleza e Estilo / Odontologia estética

Lentes dentais: Saiba tudo sobre o procedimento que virou febre entre as celebridades

Especialista em Dentística explica quais são as vantagens e as desvantagens das lentes dentais

Marina Borges e Marcos Michalak Publicado em 15/02/2024, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lentes de contato dental tem sido febre entre as celebridades - Reprodução/Instagram
Lentes de contato dental tem sido febre entre as celebridades - Reprodução/Instagram

As lentes de contato dental têm se destacado como uma tendência crescente entre as celebridades, oferecendo melhorias estéticas significativas nos sorrisos. Em uma entrevista exclusiva para AnaMaria Digital, a Dra. Iessa Vieira, especialista em Dentística pela USP, compartilhou insights valiosos sobre esse procedimento e suas nuances, tirando as principais dúvidas acerca do tema. Confira a seguir!

VANTAGENS DAS LENTES DENTAIS


1. Melhora da estética dental: As lentes de contato dental podem corrigir uma variedade de imperfeições dentárias, proporcionando um sorriso mais bonito e harmonioso.

2. Procedimento minimamente invasivo: Em comparação com outras opções de tratamento estético dental, as lentes de contato exigem menos remoção de estrutura dentária natural, preservando a integridade dos dentes.

3. Resultados rápidos: As lentes de contato dental oferecem resultados rápidos e visíveis, permitindo aos pacientes transformar seus sorrisos em pouco tempo.

DESVANTAGENS DAS LENTES DENTAIS

1. Custo: O custo das lentes de contato dental pode ser significativo, tornando o tratamento inacessível para algumas pessoas, especialmente se forem necessárias para vários dentes.

2. Não adequado para todos os casos: Nem todos os problemas dentários podem ser corrigidos com lentes de contato dental, podendo exigir tratamentos mais extensos, como ortodontia ou implantes dentários.

3. Necessidade de substituição periódica: As lentes de contato dental não duram para sempre e exigem substituição periódica, o que pode ser um fator a ser considerado.

COMO SÃO FEITAS E TIPOS

As lentes de contato em porcelana são confeccionadas em laboratório pelos protéticos, enquanto as de resina são feitas diretamente na boca pelos dentistas. Atualmente, a técnica mais utilizada para ambos os materiais é a extratificada, que permite replicar de forma mais realista os dentes naturais.

INDICAÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES

As lentes de contato dental são indicadas para corrigir uma variedade de problemas estéticos, como dentes amarelados, desalinhados, pequenos ou espaçados. No entanto, pacientes com problemas periodontais ou mau estado de saúde geral podem não ser candidatos ideais para esse procedimento.

TENDÊNCIAS E NOVIDADES

Inicialmente populares entre as celebridades devido à sua capacidade de proporcionar dentes extremamente brancos, as lentes de contato dental passaram por avanços significativos. A busca pela naturalidade tornou-se a nova tendência, com foco na personalização e no conjunto estético do sorriso.

CUSTO E MANUTENÇÃO

O custo inicial das lentes de contato dental pode variar amplamente, dependendo do material escolhido e do número de dentes tratados. A manutenção regular é essencial, exigindo boa higiene bucal e visitas regulares ao dentista. A substituição periódica é recomendada, geralmente a cada 5 a 15 anos, dependendo da qualidade das lentes.

Com insights valiosos da Dra. Iessa Vieira, fica evidente que as lentes de contato dental oferecem uma solução estética eficaz, mas é essencial considerar todos os aspectos antes de optar por esse procedimento.