AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Beleza e Estilo / CONFIRA

Segredos para cuidar do cabelo grisalho

Confira dicas essenciais para manter a beleza e a saúde dos fios brancos

Freepik
Freepik

Se tem uma coisa que não dá pra escapar é o tempo. E conforme ele vai passando, uma das mudanças que mais marcam presença são os fios brancos. Há quem goste e há quem evite, mas para quem os assume é necessário atenção redobrada.

Eles começam a aparecer lá pelos 35 anos, dando aquele toque especial ao visual. Mas, assim como qualquer outra parte do corpo, os fios precisam de cuidados específicos para se manterem bonitos e saudáveis.

POR QUE OS FIOS BRANCOS APARECEM?

A gente sabe que conforme os anos vão passando, a melanina - aquela substância que dá cor aos nossos fios - vai diminuindo. É a falta dela que faz o cabelo ficar branco. 

A tricologista e dermatologista Simone Neri alerta para outros tipos de mudanças que acontecem com o passar do tempo e podem afetar as madeixas: “Os fios podem se tornar mais finos e secos, devido à diminuição na produção de óleo capilar. A densidade capilar pode diminuir, levando a cabelos menos volumosos, e os cabelos podem ficar mais quebradiços”.

Além disso, essa diminuição de pigmentação também acaba deixando os fios mais fracos, o que requer cuidados extras. Vem com a gente entender como tomar conta das madeixas brancas!

ERROS MAIS COMUNS QUANDO FALAMOS EM CABELO BRANCO

cabelo grisalhoAo cuidar dos cabelos grisalhos, é essencial estar ciente dos erros comuns que podem comprometer a saúde e a aparência deles. 

É importante evitar o uso excessivo de calor, colorações frequentes, produtos químicos agressivos, penteados muito apertados e lavagens excessivas. Essas práticas podem danificar os cabelos, tornando-os mais frágeis e ressecados. Optar por cuidados mais suaves e naturais que ajudam  a manter a saúde e a beleza dos cabelos brancos", diz Simone

CUIDADO ALTAS TEMPERATURAS

Sabe aquele banho quente que é uma delícia, especialmente nos dias frios? Pois é, ele pode não ser tão benéfico para os seus cabelos grisalhos. A água quente retira a proteção natural dos fios, causando ressecamento e tornando os fios ainda mais sensíveis. Portanto, é sempre recomendável optar por uma temperatura morna durante o banho.

Além disso,expor o cabelo a temperaturas muito altas, como às chapinhas, babyliss ou secadores, pode acelerar o processo de oxidação e amarelar os fios. Se for realmente necessário usar esses equipamentos, não se esqueça de aplicar um protetor  térmico antes.

PROTEJA SEUS FIOS DO SOL E DA POLUIÇÃO

A cabeleireira especializada em loiros e cabelos brancos, Brú, do Studio Brú, destaca outros cuidados: "evite a exposição direta ao sol nos cabelos brancos, pois eles oxidam com facilidade, resultando em um tom amarelado".

A poluição também não é amiga dos cabelos grisalhos. A exposição constante a ela pode fazer com que os fios percam água e nutrientes importantes para sua saúde. 

Proteja seus fios: invista em produtos com proteção solar ou use acessórios como chapéus e bonés para proteger-se no dia a dia.

MATIZE PARA REALÇAR O BRILHO 

cabelo grisalho

Se a ideia é dar um brilho a mais aos seus cabelos grisalhos, os shampoos neutralizadores ou matizadores são seus melhores amigos. Não se assuste com a cor violeta ou cinza deles, é isso mesmo! Eles ajudam a eliminar aquela tonalidade amarelada que pode surgir nos fios com o tempo. Mas lembre-se: use com moderação para não exagerar no efeito.

COMO CUIDAR DE CABELO GRISALHO

A hidratação é a peça-chave para a beleza e saúde dos cabelos grisalhos. Simone recomenda: ppte por máscaras hidratantes enriquecidas com óleos vegetais, que não apenas fortalecem os fios, mas repõem os nutrientes perdidos ao longo do tempo. 

Importante: dado que os cabelos grisalhos possuem dificuldade em absorver água e outros nutrientes, é crucial escolher produtos que intensifiquem a resistência dos fios.

COMO HIDRATAR O CABELO GRISALHO

cabelo grisalho

Hidratação é quando devolvemos água ao cabelo. Umectação é quando devolvemos gorduras ao fio. São dois procedimentos diferentes, mas igualmente importantes quando se tem fios brancos. Mas busque sempre produtos para loiros ou grisalhos, ok? "Melhor ainda se forem produtos veganos e orgânicos, sem parabenos e petrolatos.", diz Simone.

Há, inclusive, um meio de umectar o cabelo com óleos que temos em casa, como o óleo de coco. "Misture uma colher de óleo de coco com uma colher de uma máscara branca de sua preferência e passe nos fios sujos, do meio às pontas. Enrole uma toalha e durma com essa loção. Enxágue no dia seguinte", recomenda ainda se você usar um shampoo matizador para a lavagem. Todo esse processo vai nutrir profundamente os fios e desamarelá-los.

Leia também:

Glória Pires dá dicas para quem quer fios grisalhos mais saudáveis e bonitos

Transição para o grisalho: veja os desafios