AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Exclusivas / Famosos

Aprenda como ter cabelos grisalhos saudáveis com dicas usadas por Gloria Pires

Especialista destrincha cuidados caseiros de Gloria Pires com seus cabelos grisalhos

Karla Precioso

por Karla Precioso

kprecioso@editoracaras.com.br

Publicado em 13/03/2023, às 08h00 - Atualizado em 20/03/2023, às 11h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gloria Pires, de 59 anos, aceitou os fios grisalhos e virou inspiração para muitas mulheres - Instagram/@gpiresoficial
Gloria Pires, de 59 anos, aceitou os fios grisalhos e virou inspiração para muitas mulheres - Instagram/@gpiresoficial

Gloria Pires, de 59 anos, já contou na internet o segredo para manter seus cabelos grisalhos saudáveis. “Hoje estou aqui para dividir com vocês de que jeito eu cuido dos meus cabelos, especialmente agora que eles estão com fios brancos: uso o bom e velho sabão de coco. O efeito é maravilhoso! E lembram daquela misturinha de vinagre com água? Borrife o cabelo todo, deixe agir um pouquinho e enxágue”, comentou. 

Para entender os truques de cuidados que a atriz lança mão e saber se são realmente eficazes, conversamos com o médico tricologista João Gabriel Nunes, membro da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC) e fundador do Centro Médico Capilar. Ele explicou que o cabelo grisalho necessita de cuidados especiais. “Com a perda da melanina, pigmento que dá cor às madeixas, o cabelo se torna mais frágil e quebradiço”, afirma. 

Vem aprender como deixar os fios brancos saudáveis e cheios de vida!

A CAUSA DA NOVA COR

O fio branco não é doente nem ruim. De acordo com João Gabriel, o branqueamento do cabelo é algo natural que acompanha o envelhecimento do organismo. “A idade para os primeiros fios brancos aparecerem varia. Nas pessoas mais jovens, entre 20 e 30 anos, pode ocorrer se o cabelo perder a capacidade de produzir melanina e, por isso, vai ficando branco, mais ressecado, rebelde e sem a pigmentação”, explica. Pelo ponto de vista racial, segundo a dermatologista e tricologista Joana D’Arc Diniz, nas pessoas brancas, eles se manifestam entre os 35 e 45 anos; nas amarelas, entre os 45 e 55 anos; e nas pretas, a partir dos 55 anos.

AMARELADO: AQUI NÃO!

Com a falta de pigmentação, o fio branco tende a ficar amarelado rapidamente, especialmente por conta da exposição ao sol e uso de secador e chapinha sem protetor térmico. “Para evitar que isso aconteça, passe leave-in no comprimento e nas pontas diariamente e, a cada 15 dias, use um xampu desamarelador”, aconselha Danilo Carvalho, diretor de educação da Yellow Professional.

TENHA PACIÊNCIA

O problema de muitas mulheres que estão passando pela transição é a espera para deixar o cabelo completamente branco. Nesse caso, os especialistas recomendam apostar em um corte curto. Não quer mudar o visual? Calma, há solução: vá ao cabeleireiro para ele ajustar o tom dos fios gradualmente e, assim, ficarem sempre brilhantes.

UMECTAÇÃO CAPILAR

O tratamento tem a missão de repor os lipídios do fio grisalho ou branco. Ele pode ser feito em casa e é muito simples: encape todo o cabelo com um óleo vegetal levemente aquecido para penetrar melhor na fibra capilar. Deixe agir por cerca de três horas e enxágue bem, afinal a umectação é apenas um pré-xampu. Quando for enxaguar, capriche bastante para não deixar nenhum resíduo do óleo no fio, especialmente no couro cabeludo.

APROVEITE A HORA DO BANHO

Nunes ressalta que o banho é o momento ideal para tratar os fios brancos: “Cuidar do cabelo durante o banho é de extrema importância, pois, além de facilitar a rotina de cuidados, também ajuda a manter a fibra capilar mais resistente e a oleosidade controlada”.

PRODUTOS ROXOS

Lavar os fios com produtos da linha roxa, como xampus e condicionadores, ajuda a manter os cabelos brilhantes e a evitar o amarelamento causado pelo sol. “Porém tome cuidado para não utilizar os produtos em excesso, já que eles podem deixar seu cabelo oleoso, sem brilho e com uma coloração arroxeada. Aplique uma vez por semana e, nos outros dias, recorra a produtos que contenham ativos de alta ação hidratante e antioxidante.

SE A IDEIA É DISFARÇAR…

Se a causa do surgimento de fios brancos for uma doença específica ou um tipo de deficiência de vitamina, o tratamento com um profissional pode alcançar alguma melhora. Mas se eles surgirem por fatores genéticos ou não identificados, a solução está apenas em usar tinturas permanentes ou semipermanentes, quando a intenção for ‘disfarçar’ os mesmos. E, se você acha mesmo difícil se acostumar com o cabelo grisalho, lembre-se de que a tintura tonalizante consegue cobrir até 50% de fios brancos. O seu caso já ultrapassou essa porcentagem? Então, chegou mesmo a hora de partir para a tintura com amônia.

Tratamento de Gloria Pires: O especialista destrincha os cuidados caseiros adotados pela atriz

1º passo: lavagem com sabão de coco em barra: o produto age como um substituto do xampu, que é utilizado para a limpeza inicial. “Geralmente, os sabões de base vegetal e glicerina são os mais indicados para o uso capilar. Eles limpam e ainda ajudam no combate à oleosidade”, comenta. O especialista ainda acrescenta qual a frequência correta para lavar os fios com sabão de coco comum: “Devido ao seu alto poder de limpeza e por conter substâncias agressivas em sua formulação, ele pode ressecar e piorar a aparência do cabelo, deixando-o mais fragilizado e rígido. O uso semanal, portanto, ainda é o mais recomendado”, reforça.

2º passo: aplicação de mistura de vinagre e água: no Instagram, a artista mostra a aplicação de uma mistura feita com vinagre e água, que ela borrifa da raiz até as pontas, deixando a solução agir de 3 a 5 minutos antes de enxaguar. O tricologista diz que a prática funciona, no entanto, o ideal é fazer uso de um xampu específico para fios grisalhos após a aplicação.

Em resumo, João Gabriel Nunes aprova a sequência de cuidados adotada por Gloria Pires. “Essa rotina de tratamento dos fios brancos durante o banho é a mais comum e eficaz.” Mas o profissional faz um alerta: o vinagre traz diversos benefícios às madeixas desde que usado corretamente: “O produto tem ação acidificante, ajudando a selar as cutículas dos cabelos e combater a porosidade. Se aplicado com cautela, pode ser um grande aliado para quem assumiu o visual grisalho, pois ele tem a importante função de evitar o tom esverdeado dos fios. Ou seja, nada de excesso, para não ter um efeito ruim”.

PREFERE O TRATAMENTO CONVENCIONAL AO CASEIRO?

  • Use um xampu de nutrição indicado para cabelos grossos e rebeldes.
  • Aposte em um condicionador nutritivo à base de água e óleos essenciais.
  • Utilize xampu silver (está escrito na embalagem) uma vez por semana para evitar mechas amareladas.
  • Mantenha o corte em dia.
  • O legal é ter um curtinho despojado, para realçar o visual.
  • Nada de ficar exposta ao calor e ao sol. Não tem como? Aplique um pouco de protetor térmico para proteger os fios da irradiação solar. Ou, se preferir, use chapéu, lenço ou boné. Faça hidratação, pelo menos, uma vez por semana. 

O TOM NATURAL REPRESENTA BELEZA, ATITUDE E LIBERDADE

Cabelo grisalho é sinônimo de desleixo? Que ideia ultrapassada! Veja o que dizem a respeito Gloria Pires e outras famosas que assumiram seus lindos e poderosos cabelos brancos:

  • “Todo mundo foi contra, o marido, os filhos... Mas fui ficando e estou adorando. Aliás, estou me sentindo bem, bonita, empoderada mesmo.” Gloria Pires 
  • “Amo quando coloco minhas mechas brancas para o jogo.” Preta Gil
  • “Respeite meus cabelos brancos. Sem arrogância, mas em busca de equilíbrio e sabedoria.” Astrid Fontenelle
  • “Metendo o pé na porta e quebrando o padrão e as crenças de quem acha que cabelo grisalho é relaxamento, desleixo, envelhecimento. Pra quem tem, é só mais uma opção.” Samara Felippo