AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Comportamento / MATERNIDADE

Como fazer um bebê dormir bem? Dicas para melhorar o sono do seu filho

Especialista revela como lidar com a privação de sono e fazer o bebê dormir bem; confira a seguir!

Bebê dormindo - Foto: Reprodução/Freepik
Bebê dormindo - Foto: Reprodução/Freepik

A chegada de um recém-nascido em casa é um momento de grande alegria, mas também traz consigo desafios, especialmente relacionados ao sono do bebê. AnaMaria conversou com a médica pediatra Ana Jannuzzi, pós-graduada em sono na infância e adolescência para entender o motivo disso. 

A adrenalina e o cortisol são considerados inimigos do sono profundo e do processo de adormecer. Quando ocorrem estímulos como música alta, conversas em tom elevado ou luzes ligadas enquanto tenta-se dormir, esses fatores podem prejudicar a qualidade do sono.

Isso porque eles aumentam a dificuldade para dormir e resultam em um tempo prolongado para alcançar o sono profundo. Essa situação é especialmente desafiadora para as mães, pois muitas vezes estarem cansadas devido às demandas cotidianas.

"A higiene de sono é cuidar do ambiente de sono, dos horários de sono e da forma como essa rotina de sono acontece. Ela é fundamental, porque se eu não estou relaxado o suficiente para dormir em um ambiente adequado, eu não durmo", explica ela.

Sono do bebê: como evitar a troca do dia pela noite

Como criar um ambiente propício para o sono?

Para garantir uma boa higiene do sono na família, tanto para adultos quanto para crianças, é fundamental criar um ambiente propício e tranquilo para dormir. Isso inclui reduzir a intensidade das luzes no final do dia.

"As sonecas precisam acontecer num ambiente tranquilo, sem barulho, sem o excesso de luzes, diferente daquele mito que muita gente ouve, de deixar dormir no barulho, deixar dormir na luz para ele se acostumar e ver o que é dia e o que é noite. Não existe isso", detalha a pediatra.

Se você não consegue ter esse ambiente, porque não dá para fazer silêncio, tem um barulho, uma obra em sua casa, a médica recomenda simular esse ambiente tranquilo, por exemplo, colocando um ruído branco, uma música de ninar.

"Se você for ninar a criança no carrinho, tampa a luz com uma toalha em cima, deixando espaço para a criança respirar", exemplifica.

Além disso, é importante cuidar da alimentação, evitando o consumo excessivo de açúcar e café, especialmente para quem amamenta, pois a cafeína pode afetar o sono se consumida após as três da tarde.

Reconhecer as próprias necessidades e permitir momentos de descanso e autocuidado também é necessário. Até porque a privação prolongada do sono também pode afetar a saúde, levando a problemas como fadiga crônica e dificuldades de concentração.

Além disso, cada bebê é único, portanto, é essencial observar e aprender com o próprio filho, adaptando as estratégias conforme suas necessidades específicas.

Relembre algumas dicas para melhorar o sono dos bebês e, consequentemente, proporcionar um descanso adequado para toda a família, a seguir!

Estabeleça uma rotina consistente: é importante criar um horário regular para as sonecas e para a noite, ajudando o bebê a associar certos hábitos com o sono.

Crie um ambiente propício para o sono: garanta que o quarto do bebê seja confortável, com temperatura agradável e pouca luminosidade durante a noite. Adicionar objetos que transmitam segurança, como a naninha, e utilizar ruído branco também pode ajudar a criar um ambiente tranquilo.

Compartilhe as tarefas: divida as responsabilidades de cuidado com o bebê com outros membros da família para que todos tenham a oportunidade de descansar adequadamente.

Reconheça os sinais de sono: aprenda a identificar os sinais de sono do bebê, como esfregar os olhos, bocejar ou ficar agitado, para evitar que ele fique super cansado, o que pode dificultar o sono.

Pratique o auto-cuidado: lembre-se de cuidar de si mesmo, descansar quando possível e buscar ajuda quando necessário. Pais descansados são mais capazes de lidar com os desafios do sono do bebê e da rotina familiar.

Com paciência, compreensão e uma abordagem flexível, os pais podem enfrentar os desafios do sono do recém-nascido, criando não apenas hábitos de sono saudáveis, mas também fortalecendo os laços familiares e desfrutando plenamente dessa fase especial da vida.

Leia também

Entenda porquê o sono do bebê é um marco de desenvolvimento

Como dormir melhor: mudanças simples na rotina podem fazer milagres pela sua saúde

Dificuldades para dormir? Veja como ter um quarto à prova de insônia