AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Comportamento / Relacionamento

Crise dos 7 anos: sexóloga dá dicas para manter relacionamento aquecido

No Dia dos Namorados, conversamos com a sexóloga Tatiana Presser para falar sobre a temida crise dos 7 anos

*Renata Rode, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 12/06/2023, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tatiana Presser, que é casada com o comediante Nizo Neto, fala sobre relacionamento. - Divulgação
Tatiana Presser, que é casada com o comediante Nizo Neto, fala sobre relacionamento. - Divulgação

Certamente você já ouviu falar da tal crise dos 7 anos em um relacionamento, não é mesmo? O assunto ficou popular após muitos casais – inclusive famosos – exporem suas dificuldades após esse tempo juntos. Mas será que isso é uma realidade? E como manter o relacionamento aquecido?

Segundo o sexólogo e terapeuta João Borzino, esse conceito existe porque pesquisas antropológicas apontam que os casais ficavam juntos de três a sete anos desde o período pré-histórico. “Mas isso não pode ser considerado uma regra. Tudo depende do casal, combinações, diálogo e modo de vida”, ressalta.

Já psicóloga e educadora sexual Tatiana Presser, que é casada há 21 anos com o comediante Nizo Neto, avalia que, sexualmente falando, após cinco anos de relacionamento, a frequência e qualidade do sexo geralmente caem mais de 50%. “Tenho outro dado importante: 80% dos casais acabam se separando por problemas sexuais. Exatamente por isso, acredito que, sim, existem crises em um relacionamento”, avalia. 

Ela e o marido falam tão abertamente sobre o assunto que já encenaram uma peça chamada ‘Vem Transar’, baseada no livro escrito pela especialista, chamado ‘Vem Transar Comigo’, da Editora Rocco. Visionários, os dois também são empresários e lançaram uma linha de produtos eróticos ‘Vem Transar’, sucesso no mercado desde 2017. 

Em um bate-papo descontraído com AnaMaria Digital, Tatiana fala sobre como é ser casada com o filho de Chico Anysio, se seu relacionamento já passou pela crise dos sete anos e ainda dá dicas baseadas em sua experiência atendendo casais em processo de terapia. Confira!

Já começo querendo saber: você e Nizo já passaram pela temida crise dos sete anos?

Estamos casados há 21 anos e acredito que não passamos exatamente pela crise dos sete anos, não me lembro exatamente da data precisa. Na minha opinião, porém, isso existe, pois, sexualmente falando, depois de cinco anos, a frequência e qualidade geralmente caem em mais de 50%. Essa baixa promove bastante crise e tenho outro dado importante: 80% dos casais acabam se separando por problemas sexuais. Exatamente por isso, acredito que, sim, existem crises em um relacionamento.

Tatiane e Nizo Neto
Crédito: Divulgação

Só que não serão, necessariamente, com cinco ou sete anos de relação, mas é necessário estarmos constantemente nos reconectando com o parceiro, sabe? Porque, independentemente do tempo em que se está junto, as pessoas também vão mudando e evoluindo, com novas manias e formas de ver a vida, ainda mais hoje em dia, com tanta tecnologia. Acabamos não nos conectando tanto com as pessoas, isso inclui nosso parceiro. Assim, é necessário que esse trabalho seja feito constantemente. 

Muitos casais te procuram para falar sobre isso?

Acho que a maior questão é o distanciamento que acaba acontecendo entre o casal. Então, quando isso acontece, existe essa necessidade de se reconectar. Quando você está distante do seu parceiro, geralmente ou muitas vezes, mesmo que os pensamentos, os ideais, as propostas, os objetivos ainda continuam os mesmos, algo não vai bem e, quando não estamos bem, não é fácil nos comunicarmos. Muitos casais me procuram justamente por essa dificuldade de diálogo.

O que o sexo tem a ver com toda essa história de crise dos sete anos?

Como já falei anteriormente, a perda de conexão vai diminuindo a frequência e qualidade do sexo. Falando da questão sexual, isso também é algo que muda com o tempo, sendo preciso avaliar como você encarava o sexo e a sua relação sexual com seu parceiro quando vocês tinham, por exemplo, 25 anos e detectar como vocês enxergam isso agora, aos 35 ou 40 anos. O pulo do gato está em se reconectar, sempre. Tenho muitos casos no consultório em que os dois me procuram porque não tem ideia de como criar essa reconexão de novo. Ficam um pouco perdidos no caminho do reencontro.

O que fazer para evitar a crise?

A comunicação é a maior e mais importante ferramenta em todas as relações, especialmente em um relacionamento a dois. É necessário aprender a ter uma comunicação assertiva, a não trazer questões antigas para uma discussão atual e, principalmente, aprender a anunciar de maneira menos agressiva o que você busca. Essa não é uma discussão onde um perde e o outro ganha, mas sim uma evolução para que o casal saia daquele cenário ruim ainda mais unido e sem mágoas.

Na sua opinião, qual é o segredo de um relacionamento feliz?

A comunicação, além do autoconhecimento. Muitos procuram a terapia porque uma pessoa de fora ajuda esse indivíduo a se conhecer melhor. Acredito que todos os casais deveriam fazer pelo menos um check-up terapêutico, digamos assim, de tempos em tempos. Para que essa comunicação continue fluindo, né? Poucas consultas mesmo, mais para verificar se tudo está indo bem, como forma de prevenção e cuidado de ambos. 

Outra dica é literalmente isso: estar com o seu parceiro.

Reservar algum tempo no dia, nem que seja uma hora para vocês verem uma série, tomarem um café ou conversarem. As pessoas acabam se distanciando muito porque, com a correria da rotina, ficam sem assunto em comum. Percebo que não tem muita conversa entre o casal sobre amenidades, e conversar sobre amenidades também é importante. Assim, procurar ter um tempo a dois e priorizar isso, nem que seja marcando um horário na agenda, pode salvar o relacionamento. E, claro, priorizar o sexo e a sexualidade na vida do casal. É isso que vai fazer com que os dois tenham a sensação de nós contra o mundo, somos invencíveis. O vínculo através da sexualidade vai ser fortalecido e vai fazer com que é a pessoa consiga ultrapassar esses diversos desafios que a gente encara na vida. Aposte nisso. 

*RENATA RODE é escritora nata, desde os 11 anos (idade em que escreveu seu primeiro livro). Repórter, jornalista formada e curiosa, é também autora de livros sobre comportamento e ghost writer. Já foi repórter de celebridades na Record TV, colunista especial do UOL e aqui, na Revista AnaMaria vai falar sobre  assuntos pertinentes ao Universo Feminino, sempre com um toque de irreverência.
Instagram: @renata.escritora