AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Comportamento / ALERTA

Traumas de infância podem influenciar a vida adulta?

Alane do 'BBB 24' coloca perfeccionismo e medo de não agradar sob holofote; especialista explica a relação disso com os traumas de infância

Traumas de infância - Foto: Reprodução/Freepik
Traumas de infância - Foto: Reprodução/Freepik

Alane Dias protagonizou uma crise de ansiedade ao vivo quando deixou a casa do 'BBB 24'. A situação preocupou o público e levantou questões: por que isso aconteceu? AnaMaria conversou com Telma Abrahão, especialista em neurociência, sobre o assunto.

Ela explica que quando uma criança é criada sob altas expectativas e constante crítica, ela pode internalizar a ideia de que só é amada se for perfeita. No caso de Alane, segundo ela, a eliminação trouxe à tona o medo da rejeição, uma emoção profundamente enraizada desde a infância.

"Ao ser eliminada, reviu o medo de rejeição da infância, desencadeando uma crise. Essas emoções são naturais em situações de estresse; o importante é aprender a lidar com elas e identificar seus gatilhos", diz a especialista.

Essas reações têm base biológica também. A expectativa de agradar constantemente e o medo de punição causam um estado de alerta constante, elevando os níveis de estresse no corpo.

"Isso pode resultar em dificuldade para controlar impulsos e reações impulsivas, como a que Alane experimentou ao se autoflagelar", continua a especialista. 

As experiências da infância moldam nossa autorregulação emocional. Quando a figura de cuidado é excessivamente crítica, é comum que a pessoa se torne perfeccionista na vida adulta.

"Assim, ao se deparar com situações como a eliminação do reality, ela pode se sentir inadequada e indigna de amor e aceitação", pontua.

Esse episódio traz à tona a importância de discutir como os traumas infantis afetam nossa vida adulta. Adultos com feridas emocionais não tratadas tendem a enfrentar desafios em seus relacionamentos, pois os gatilhos do passado ainda estão presentes.

A solução, segundo Telma, é aprender a se amar, se cuidar e desenvolver uma compaixão por si mesmo, muitas vezes ausente na infância. A jornada de autocuidado e compreensão é crucial para construir relacionamentos emocionalmente saudáveis.

Reação de Alane ao ser eliminada do BBB 24 preocupa o público; especialista explica

Como se cobrar menos?

Cobrar menos de si mesma pode ser um desafio, mas é algo possível de ser alcançado para o seu bem-estar. Aqui estão algumas dicas:

Autoaceitação: aceite que cometer erros faz parte do processo de aprendizagem e crescimento. Entenda que ninguém é perfeito e que todos têm falhas.

Estabeleça metas realistas: defina metas alcançáveis. Evite criar expectativas irreais que possam te levar à frustração e a autocrítica excessiva.

Pratique a autocompaixão: trate-se com gentileza e compaixão, como faria com um amigo que está passando por um momento difícil. Reconheça suas emoções e dificuldades sem se culpar.

Aprenda com os erros: em vez de se punir por falhas, veja cada erro como uma oportunidade de aprendizado. Analise o que deu errado e use essa informação para melhorar no futuro.

Priorize o autocuidado: dedique tempo para cuidar de si mesma física, emocional e mentalmente. Isso inclui descanso adequado, alimentação saudável, atividade física e momentos de lazer.

Mude o foco: ao invés de se concentrar apenas nos resultados, valorize o processo e o esforço que você está colocando. Celebre cada pequena conquista ao longo do caminho.

Evite comparações: pare de se comparar com os outros, pois cada pessoa tem seu próprio ritmo e jornada. Concentre-se em seu progresso pessoal, em vez de buscar a perfeição.

Praticar essas dicas gradualmente pode te ajudar a desenvolver uma mentalidade mais saudável. Busque ajuda psicológica profissional se sentimentos negativos persistirem.

Leia também

7 dicas de atividades físicas que ajudam a aliviar o estresse e a ansiedade

Veja 7 passos para diminuir os sinais de ansiedade

Aprenda a diferenciar crise de ansiedade de um ataque do coração