AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Veja 7 passos para diminuir os sinais de ansiedade

Alguns hábitos ajudam a gerenciar o estado de ansiedade no dia a dia

Karla Precioso

por Karla Precioso

kprecioso@editoracaras.com.br

Publicado em 22/10/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sintomas de ansiedade acabaram se tornando uma grande pandemia de saúde mental. - Unsplash
Sintomas de ansiedade acabaram se tornando uma grande pandemia de saúde mental. - Unsplash

A ansiedade acompanha o ser humano desde os primórdios da humanidade. Inicialmente, as sensações de insegurança e medo serviam para auxiliar o instinto de sobrevivência e deixar o homem em estado de alerta - o que o protegia dos perigos. Mas, com o tempo, esses sintomas acabaram se tornando uma grande pandemia de saúde mental.

Hoje, vivemos em uma sociedade cada vez mais ansiosa, onde a dificuldade para dormir e sentimentos de angústia e incerteza são cada vez mais comuns. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil tem uma das maiores taxas de prevalência de transtorno de ansiedade no mundo, com quase 10% da sua população se considerando ansiosa.

“A ansiedade é um sentimento natural, mas é importante ficar atento quando ela se torna um problema de saúde e procurar ajuda profissional”, afirma Filipe Colombini, psicólogo e CEO da Equipe AT. O especialista afirma que existem hábitos que podem ser colocados em prática para gerenciar a ansiedade no dia a dia.

“Mas, não devemos esquecer de que o apoio de um profissionais da saúde mental é fundamental para o tratamento completo”, aconselha. Na sequência, confira as dicas do psicólogo para driblar o problema.

1) Aprenda a lidar com a sua ansiedade:

Esse sentimento faz parte da nossa vida, assim como a alegria e a tristeza, por isso, é importante aprender a lidar bem com as sensações geradas por ela. “Pensar muito no problema pode ter justamente o efeito contrário e deixar a pessoa ainda mais ansiosa. O objetivo deve ser aceitar e entender quais situações te trazem esse sentimento e não tentar lutar contra ele a todo custo”.

2) Pratique o autocuidado

Saber do que você gosta e quais são os pontos da sua vida trazem mais ansiedade são passos importantes para entender melhor a si mesmo e mudar hábitos negativos. “Praticar o autocuidado é importante, pois ajuda a construir uma rotina que traga equilíbrio e bem-estar.

Para isso, é importante manter uma boa gestão do tempo, já que o sentimento de ansiedade, muitas vezes, está relacionado com uma sensação de perda de controle”.

3) Mantenha hábitos saudáveis

Devemos entender que a diferença entre saúde mental e física é meramente didática, portanto, o jargão “mente sã, corpo são” faz, sim, total sentido. “Muitos transtornos, incluindo a ansiedade, estão
diretamente ligados a uma rotina pouco saudável, por isso, é essencial ter um sono de qualidade e praticar exercícios físicos, além de utilizar técnicas de respiração, relaxamento e meditação. Isso tudo pode ajudar bastante a diminuir a ansiedade”.

4) Pense nas suas metas em partes

Outro grande gatilho para a ansiedade é a autocobrança sobre o futuro e seus próprios objetivos. “Em vez de pensar em algo grandioso, é importante dividir as metas em pequenas etapas. Isso irá contribuir
para manter a ansiedade sob controle, tornando os objetivos mais palpáveis, permitindo a autovalidação toda vez que forem concluídas cada uma dessas pequenas metas”, explica.

5) Tenha um ambiente social enriquecido

Ter ao lado pessoas queridas e que validam sua jornada pessoal é algo que ajuda a controlar a ansiedade. “Relações de afeto e de suporte são fundamentais para se contrapor a ambientes em que você se sinta julgada, portanto, ter uma rede de suporte e manter amizades verdadeiras é uma boa forma de diminuir a ansiedade e viver melhor”.

6) Pratique a aceitação ativa

Entender que sentimentos negativos, assim como os positivos, fazem parte da vida é fundamental para
diminuir a autocobrança em dias que você não está tão bem. “As emoções são indicadoras da nossa mente para nós mesmos. Ou seja, não é possível se livrar de sensações ruins, como a ansiedade, o
importante é o que fazer com essas emoções”.

7) Saiba a hora de procurar ajuda

Em momentos de crise aguda, onde a ansiedade se torna avassaladora, é importante procurar ajuda profissional. “Tanto os psicólogos quanto os psiquiatras são especialistas que vão lhe ajudar a articular toda a questão que cerca o problema de forma profunda. É importante ressaltar que não existe receita mágica contra a ansiedade e que cada caso é único, por isso, a ajuda especializada é sempre recomendada”, conclui.