AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Coronavírus / Proteção

Botucatu aplica 4ª dose da vacina contra covid em idosos com mais de 70 anos

Pessoas com 70 anos ou mais já podem tomar a 4ª dose do imunizante anticovid

Da redação Publicado em 07/02/2022, às 11h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Botucatu começou a aplicar 4ª dose da vacina anticovid - Unsplash
Botucatu começou a aplicar 4ª dose da vacina anticovid - Unsplash

A prefeitura de Botucatu, município do interior de São Paulo, decidiu aplicar a quarta dose da vacina contra covid-19 em pessoas com 70 anos ou mais. No último domingo (6), a população da cidade já pôde procurar os postos de vacinação para receber o imunizante.

A cidade paulista optou por uma nova dose de reforço após uma alta significativa no número de internações da população mais velha do município. 

O governo de São Paulo também avalia aplicar a quarta dose da vacina em toda a população do Estado, segundo a coordenadora do programa paulista de imunização, Regiane de Paula. "Estamos avaliando a 4ª dose para a população, mas antes precisamos terminar a 3ª dose de todos os elegíveis", afirmou no último sábado (5).

Sem mais detalhes, Regiane disse ainda que aguarda uma resposta do Ministério da Saúde sobre o assunto. O foco do governo estadual, no momento, ainda é completar o esquema vacinal das pessoas com as segunda e terceira doses. 

Vale lembrar que em 2021, Botucatu passou pela experiência de proteção em massa com a AstraZeneca, vacinando toda a população ao mesmo tempo. Desta forma, os idosos da cidade se imunizaram há mais tempo. O risco de queda na proteção oferecida pela vacina foi um fator levado em conta na decisão da prefeitura.  

Conforme a gestão municipal, entre 60% e 70% dos internados são idosos com mais de 70 anos que já haviam tomado as três doses há cerca de quatro meses.

Desde o dia 21 de dezembro, a quarta dose já é permitida em todo o território nacional, entretanto, apenas para os imunossuprimidos, como transplantados e pacientes de câncer.