AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Coronavírus / ATENÇÃO

Precisa ir às compras? Saiba como evitar o contágio no mercado ou farmácia

Além de evitar aglomerações e lavar as mãos, há outros cuidados que você precisa ter ao comprar algo

Da Redação Publicado em 13/05/2020, às 08h20 - Atualizado em 25/06/2020, às 23h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Priorize as lojas mais próximas de casa e os períodos em que houver menos movimento - Banco de Imagem/Pixabay
Priorize as lojas mais próximas de casa e os períodos em que houver menos movimento - Banco de Imagem/Pixabay

Com o alto índice de contaminação do novo coronavírus, muitas atividades que costumavam fazer parte da rotina foram suspensas para evitar sua disseminação. A recomendação, inclusive, é para quem pode ficar em casa.

No entanto, se ida ao mercado ou farmácia for inevitável, AnaMaria Digital conversou com especialistas da ValeCard  para descobrir alguns cuidados importantes sobre o durante e o pós-compras. Confira! 

ANTES

  • Tente ir sozinho, justamente para evitar tumulto. Afinal, o compromisso está longe de ser um passeio em família. Também já vá com tudo o que gostaria de comprar anotado em uma lista;
  • Em um momento em que os especialistas pedem para evitar aglomerações, a escolha do estabelecimento e do horário também fazem parte da prevenção. Sempre vá no mais vazio!
  • Priorize as lojas mais próximas de casa e os períodos em que houver menos movimento. Além de ser mais rápido, você ajudará a movimentar a economia local;
  • E lembre-se: se você não está no grupo de risco (idosos, hipertensos, diabéticos ou portadores de doenças crônicas), deixe os primeiros horários da manhã para quem é! Infelizmente, nem todos contam com uma rede de apoio e acabam tendo que realizar a tarefa.

DENTRO DO ESTABELECIMENTO 

A maior parte das lojas está limpando os carrinhos e produtos com álcool 70%, além de orientar os funcionários quanto ao uso de máscaras e luvas, mas sabemos que o controle absoluto é impossível. Por serem espaços com circulação significativa de pessoas, a atenção precisa ser redobrada.  

  • Higienize as mãos e os braços constantemente, com álcool em gel ou água e sabão. Na medida do possível, evite colocar a mão no rosto. Uma tática é encarar como se estivessem sujas.
  • O cuidado também precisa ser com o próximo. Mantenha uma distância de aproximadamente um metro das outras pessoas. Se for espirrar, coloque o antebraço na frente.  
  • No pagamento, dê preferência para o cartão. As cédulas monetárias são potenciais transmissoras do vírus. Um estudo divulgado pela revista científica PLoS ONE alertou sobre as centenas de microorganismos presentes no dinheiro, incluindo material genético de animais. 

AO CHEGAR EM CASA 

Se antigamente você só se preocupava em guardar as compras, agora o ritual é um pouco mais longo. Para não ter riscos, as precauções já começam na porta.  

  • Próximo da entrada, coloque um pote de álcool em gel. É interessante também deixar separado sapatos para andar apenas dentro de casa.
  • A prioridade é tomar um banho e evitar contato com outros moradores antes disso.  
  • Também é essencial lavar as embalagens dos produtos trazidos da rua. Uma solução com água sanitária ou álcool 70% ajuda a desinfetar. Nesse processo, inclua o seu celular e outros objetos de uso pessoal.