AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / Saiba mais!

Ácido hialurônico no corpo? Entenda técnica usada por Deborah Secco

Deborah Secco revelou que usa ácido hialurônico no corpo; Saiba como age a substância

Deborah Secco usa ácido hialurônico no corpo; Saiba como funciona - Reprodução/Instagram
Deborah Secco usa ácido hialurônico no corpo; Saiba como funciona - Reprodução/Instagram

Deborah Secco não é só adepta, mas fã do uso do ácido hialurônico no copo. A atriz revelou em março que aplica a substância uma vez por ano e no corpo todo. Mas afinal, para que serve essa técnica e quais os impactos dela?AnaMaria te explica!

O ácido hialurônico é um ativo produzido naturalmente pelo organismo humano e é fundamental para formar o colágeno, que depois compõe estruturas como a pele. Ele é responsável pela hidratação e proporciona mais maciez, firmeza, brilho e uniformidade para a pele, por isso, tem sido usado como aliado em tratamentos estéticos.

ÁCIDO HIALURÔNICO NO CORPO TODO

Comum como preenchimento para os glúteos, o ácido hialurônico pode ser usado também para a definição de áreas ou ainda proporcionando sustentação para algumas regiões.

Deborah Secco é fã do uso da substância em diversas partes do corpo. “Uma vez ao ano faço esse preenchimento. Não só no bumbum, mas nos braços, barriga, rosto... Faço em tudo! A pele fica mais dura. Gosto muito do resultado”, contou ela ao gshow.

Deborah Secco choca ao abrir o jogo sobre seu corpo: "Tomei remédio pra emagrecer a vida toda"

Quando usado como tratamento estético, o ácido hialurônico replicado em laboratório é injetado como um gel, que pode ser mais denso ou mais fluido. Assim, dependendo das suas características técnicas pode ser aplicado em diferentes partes do corpo.

Quando mais fluido, o dermatologista pode aplicar na área dos olhos e lábios, por exemplo, como explica a coordenadora de Cosmiatria, área da medicina que estuda e trata da beleza de forma ampla, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Elisette Crocco.

Já em seu aspecto mais denso, o ácido hialurônico pode ser usado para sustentação e definição de contorno, para preenchimentos de áreas corporais como os glúteos, ou, abdômen e ombros. A versatilidade ainda é notável pelo seu uso ortopédico, quando usado para reposição de tecido cartilaginoso.

QUEM PODE USAR?

Em geral, o uso do ácido hialurônico não apresenta muitas contraindicações. Qualquer pessoa que não tenha nenhum quadro autoimune pode adotar a técnica. Além disso, não é indicado que grávidas e mulheres que estejam amamentando apliquem a substância.

É importante ficar atenta aos sinais. Situações de alergias conhecidas com base em uma aplicação prévia, ou, histórico de reações alérgicas graves, como choque anafilático, servem de alerta para evitar novamente o uso do produto.

Em tese, não se tem nenhum efeito colateral do ácido hialurônico. Para a coordenadora da área de Cosmiatria da SBD, é importante escolher um bom profissional para aplicar o produto, pois os riscos estão presentes quando não se tem, por exemplo, um procedimento completamente estéreo.

"LEGADO" PARA O CORPO

Depois de aplicado, o ácido hialurônico fica, em média, de oito meses a dois anos no organismo até ser completamente absorvido pelo corpo. Mas, isso depende de quão espesso ele é e da área em que é colocado.

Se o ácido hialurônico é aplicado em regiões de mais movimentação, ou, se ele é mais fino, vai ser degradado mais rápido. O inverso ocorre se for mais espesso, sendo lentamente absorvido. “Mas, em geral, áreas de ácido hialurônico mais fino e mais movimento duram menos do que áreas mais espessas e com menos movimento”, explica a especialista.

Segundo Elisette, toda vez que ocorre uma aplicação da substância há uma reação do organismo, o qual gera uma sustentação na área em que foi injetada, sendo assim, é possível perceber um processo de melhora. Isto é, fica um “legado” no corpo mesmo após a absorção total do ácido hialurônico.

Botox, preenchimento facial, lifting? Conheça os principais procedimentos estéticos para o rosto