AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / Saiba mais!

O que é e como montar o seu guarda-roupa cápsula

Se sente perdida na hora de se vestir? Saiba como o guarda-roupa cápsula pode ser seu aliado!

Saiba o que o guarda-roupa cápsula e confira dicas para montar o seu - Unsplash/Sarah Brown
Saiba o que o guarda-roupa cápsula e confira dicas para montar o seu - Unsplash/Sarah Brown

Provavelmente você já enfrentou o dilema de sentir que não tem o que vestir, apesar de ter várias roupas, não é mesmo? Na moda, muitas vezes, quantidade não é qualidade, por isso, conhecer algumas estratégias pode te ajudar. Uma delas é o guarda-roupa cápsula. AnaMariate conta o que ele é e ensina o passo a passo de como montar o seu, confira!

No universo fashion, o termo já é popular. Criado por Susie Faux, em 1970, na cidade de Londres, a ideia surgiu quando a dona da boutique “Wardrobe” notou que seus clientes estavam gastando dinheiro em muitas roupas, que não eram ideais para utilização no longo prazo.

De acordo com o docente da área de moda do Senac São Paulo, Wellington Mendes, a filosofia da empresária era selecionar itens perfeitos e de alta qualidade, que durariam ano após ano, para comercializar.

“Foi então que surgiu a ideia de criar um guarda-roupa composto por algumas peças clássicas e outras peças sazonais que possibilitassem diversas combinações para todas as ocasiões”, explica o especialista.

CONSUMO CONSCIENTE

Focando na usabilidade das peças com o auxílio da criatividade e qualidade, o guarda-roupa cápsula também pode ser um aliado para aquelas que desejam melhorar sua relação com o consumo. Segundo Wellington, a prática pode nortear novas aquisições e despertar a consciência na hora da compra.

Para isso, é importante ter algumas questões em mente, como orienta o docente do Senac São Paulo:

  • Tenho algo parecido no meu guarda-roupa?
  • A peça realmente combina com o meu estilo?
  • Possui um bom custo-benefício (considerando caimento, conforto do tecido e aparente durabilidade)?
  • É uma peça-chave (básica), ou sazonal / tendência da atual estação?

O especialista defende que, ao considerar tais pontos, é possível balancear se fará uma boa aquisição ou apenas se tratar de uma compra movida por modismo ou impulso, da qual se arrependerá depois. Ele destaca ainda como aliada a preferência por itens de qualidade.

COMO COMEÇAR?

Para montar o guarda-roupa cápsula algumas noções se fazem presentes, como a quantidade média de roupas em cada grupo temático, ou seja, em cada cápsula. Assim, é possível organizar por roupas de frio, para academia ou do dia a dia. De acordo com o docente de moda, o conceito criado por Susie e popularizado pela estilista norte-americana Donna Karan, em 1985, estabelece 7 peças como o número ideal.

Isso porque a estilista criou a coleção “7 Easy Pieces” - composta unicamente por 7 itens: body, saia, jaqueta sob medida, vestido, peça de couro, camisa branca e suéter de cashmere. “Destinada a levar uma mulher ´do dia para a noite´ ou ´do escritório para a festa´, a coleção consistia em 7 peças de roupas, unicamente”, explica o especialista.

Saiba como montar seu guarda-roupa cápsula
Saiba como montar seu guarda-roupa cápsula
- Pinterest/Audrey McClelland

Mas, anos depois, algumas mudanças foram adotadas. A fórmula foi passando por adequações de acordo com a realidade e necessidade de cada pessoa. “Independentemente do gênero, a pessoa pode criar cápsulas mais enxutas contendo de 5 a 12 peças ou mesmo outras mais numerosas”, afirma.

Vale lembrar que as sete peças são um norte para quem está começando e ainda está formando o estilo. Assim, ao criar as cápsulas temáticas - que podem ter de 7 a 12 peças - você tem opções para festa, academia, trabalho e as mais diversas situações.

Veja 10 peças básicas que não podem faltar no seu guarda-roupa

DICAS PRÁTICAS PARA MONTAR O SEU GUARDA-ROUPA CÁPSULA

Pensando em começar seu guarda-roupa cápsula? Bom, tenha em mente algumas técnicas como orienta Wellington.

1. Escolher um padrão de estampas (animal print, florais, geométricas);

2. Na sequência pense na composição da cartela de cores, inserindo a cor favorita (a gente costuma intuir o que nos cai bem). Em seguida, acrescente as demais sendo uma segunda cor (neutra), uma suave e duas cores vivas, que lhe agradem;

3. Se cada cápsula precisa ter entre 5 e 12 peças que incluem body, saia, jaqueta sob medida, vestido, peça de couro, camisa branca e suéter de cashmere, o que permite espaço para a imaginação, escolha peças que possam pertencer a ao menos duas cápsulas. Assim, as roupas se adequam a diferentes situações e ao seu cotidiano;

4. Escolha bem os acessórios do seu acervo - colares, brincos, correntes, óculos e cachecóis são boas opções - já que eles são a alma do look e podem fazer toda a diferença na composição final;

5. Monte grupos temáticos com as cápsulas para atender a diferentes ocasiões: pense em opções para o trabalho, casualidades sociais, situações formais ou festivas, e até mesmo viagens para praia ou campo.

Confira dicas para montar seu guarda-roupa cápsula
Confira dicas para montar seu guarda-roupa cápsula - Pinterest/Barbara Duarte

Assim, com o auxílio da imaginação poderá manter a elegância e praticar o consumo consciente. “Isso otimiza não somente seus recursos financeiros, como o seu tempo e o espaço de armazenamento em seu guarda-roupa, fazendo com que as peças circulem, de maneira útil e funcional”, finaliza Wellington.

Ano novo, vida nova? 5 dicas práticas para renovar o seu guarda-roupa em 2024