AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Moda / Anote aí!

5 dicas práticas para renovar o seu guarda-roupa neste Ano Novo

AnaMaria Digital conversou com uma consultora de estilo e pegou dicas incríveis

Vivian Ortiz

por Vivian Ortiz

vortiz_colab@caras.com.br

Publicado em 11/01/2024, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saber quais peças combinam com seu estilo de vida e papéis sociais é fundamental para renovar o guarda-roupa. - Priscilla Du Preez/Unsplash
Saber quais peças combinam com seu estilo de vida e papéis sociais é fundamental para renovar o guarda-roupa. - Priscilla Du Preez/Unsplash

Renovar o guarda-roupa é mais do que uma questão de estilo, mas sim um reflexo de quem somos e como vivemos. "E, para iniciar o Ano Novo com o pé direito, nada melhor do que ter um armário que se alinha perfeitamente às nossas atividades diárias e papéis sociais", garante a consultora de estilo Renata Barros.

Pensando nisso, e em parceria com a profissional, AnaMaria Digital preparou um guia prático em 5 passos para te ajudar a transformar o sua guarda-roupa. A ideia é que você aprenda a fazer escolhas inteligentes, economizando dinheiro e garantindo que cada peça no seu armário seja um reflexo da sua vida e dos seus sonhos. Vamos lá?

1) COMECE AVALIANDO A SUA VIDA

Anote seus papéis sociais (trabalho, lazer, família) e veja como o seu guarda-roupa se encaixa em cada um deles. "Por exemplo: se você dedica 30% do tempo ao trabalho, seu armário reflete isso? Essa análise vai te ajudar entender para qual desses papéis sociais seu armário está mais e menos preparado", explica Renata Barros.

2) REFLITA SOBRE SUAS COMPRAS

Você já parou para se questionar o motivo de ter tantos sapatos de salto alto, mesmo que raramente frequente festas ou eventos sociais? Não seria melhor adquirir sapatos baixos e confortáveis para o dia a dia? "Aqui vai um segredinho: geralmente, comprar é mais divertido quando fantasiamos viver uma situação glamourosa", ressalta a consultora de estilo: "Quando a compra é racional, pode não ser tão empolgante, pois vem de uma necessidade real, considerada compromisso ou obrigação."

3) FAÇA UM INVENTÁRIO DE SEU ARMÁRIO

Examine por categoria, como camisetas, blusas e calças jeans, por exemplo. Você tem camisetas ou calças jeans demais? Falta algo para completar seus looks? "Essa revisão é uma chave para entender o que você realmente precisa na hora de renovar o seu guarda-roupa", avalia Renata.

4) HORA DA FAXINA

Reserva um espaço livre para as peças novas. Considere o que está sem uso há tempos, o que precisa de um conserto ou uma lavagem especial, e o que pode ser doado ou vendido. Renata concorda: "Assim, você renova não apenas o seu estilo, mas também sua energia e até ganha um dinheirinho extra."

5) PREPARE UMA LISTA DE COMPRAS INTELIGENTE

Com base em suas necessidades, estabeleça um orçamento e um prazo. Leve essa lista sempre com você, no celular ou na carteira, e a consulte antes de qualquer compra impulsiva. "Assim, além de aproveitar melhor algumas promoções imperdíveis, sua lista de compras poder funcionar como um guia de sugestões para amigos e familiares que desejam te presentear", garante Renata Barros.

Pronta para começar? Com esses 5 passos práticos, você vai iniciar o Ano Novo com uma guarda-roupa que reflete quem você é e o que realmente precisa, sem estourar o orçamento e com muito estilo. Se jogue nessa transformação e arrase!