AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Muito mais do que dieta: veja dicas para emagrecer com saúde em 2019

Além do regime alimentar, é preciso construir hábitos para plano dar certo

Da Redação Publicado em 19/01/2019, às 17h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
É preciso mudar os hábitos! - iStock
É preciso mudar os hábitos! - iStock

A grande meta de muitas pessoas é conseguir perder peso. Muito mais do que fechar a boca, é preciso construir novos hábitos para ter sucesso na empreitada.

A endocrinologista Juliana Garcia Dias, Membro titular Sociedade Brasileira em Endocrinologia e Metabologia, conversou com AnaMaria sobre o assunto. Damos algumas dicas para fazer a sua promessa de ano novo dar certo.

1- METAS MENORES
“Se você tem 10 kg para perder, estabeleça metas menores a cada mês, por exemplo 2kg a cada mês. Nosso corpo tem mecanismos individuais que interferem na velocidade de perda de peso, e nem sempre o resultado mais rápido, apesar de motivador, será mais duradouro e saudável. Comemore pequenas perdas e siga no caminho”, indica a médica.  

2- PLANEJAMENTO É TUDO
“Não deixe cada refeição ser uma surpresa, e não espere a fome chegar para decidir o que vai comer. No auge da fome, nosso corpo pedirá alimentos mais calóricos. Organize sua salada e proteínas magras ao longo das refeições, para estarem acessíveis mesmo nos finais de semana”, afirma Juliana.

3- TENHA CALMA
Hábitos saudáveis são construídos dia a dia, e não do dia para a  noite. A dieta muito restrita nem sempre muda hábitos e  acaba se limitando a curto prazo, não garantindo manutenção do peso perdido. 

4- MANTENHA O FOCO
“Mais do que peso na balança, consistência na mudança do hábito fará com que seu corpo responda e os pequenos detalhes ou escapulidas fazem toda a diferença”, explica.  

5- XÔ TENTAÇÃO! 
“Se passou o final de semana e você falhou em garantir o controle calórico, não fique preso à falha. Foque em retomar com mais disciplina ao planejamento inicial, mas retome o controle”, indica a médica.  

6- PRECISA SE EXERCITAR
Mesmo se em algum momento da sua vida você conseguiu perder peso apenas com dieta, em algum momento seu corpo necessitará de aumentar gasto energético com a atividade física. “Isto é para aumentar metabolismo e queima de gordura, você precisará de atividade física. E não será apenas aeróbico. Exercícios conjugados ( aeróbico e com resistência de peso) são os melhores”, afirma. 

7- AUTOCONHECIMENTO
Mais do que perder peso, devemos lembrar de ser felizes. Não terá a melhor dieta ou melhor atividade física se aquela mudança não te fizer feliz. E nem sempre na vida conseguiremos manter hábitos antigos para sermos felizes. “Por isso, se conhecer e se convencer que mudanças são necessárias e dependem de você para atingir sua saúde e sua felicidade é importante no processo. Aprenda a ser feliz com novos hábitos”, alerta Juliana.