AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Qual é o papel da vitamina B3 no emagrecimento? Ela atua na digestão

Vitamina B3 atua no emagrecimento por conta da digestão; entenda como funciona

*Dra. Thais Mussi, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 27/01/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Unsplash
Unsplash

Apesar de ser um assunto pouco falado, é importante ressaltar o grande papel das vitaminas no emagrecimento. De forma geral, elas auxiliam no metabolismo celular ao favorecerem reações químicas que permitem a absorção dos nutrientes. Hoje vou me concentrar em falar mais sobre a B3. 

Antes de mais nada, a vitamina B3 é ácido nicotínico, um nutriente humano essencial que pode ser fabricado por plantas e animais a partir do aminoácido triptofano. Ela ajuda no metabolismo, sendo um reflexo para uma digestão mais eficiente do nosso organismo. Por isso, a vitamina de forma indireta ajuda na saúde, bem como, na capacidade de perder peso e ganhar massa muscular.

 A B3 também possui um papel importante na produção do ácido clorídrico, uma substância central na digestão que ocorre no estômago. Além disso, a ativação de muitas enzimas depende da vitamina B3, de modo que a digestão é ainda mais beneficiada por essa vitamina: as enzimas são substâncias que facilitam reações químicas, sobretudo na digestão.

Também vale destacar dois benefícios da B3, que é a redução do colesterol e a saúde vascular. Vou comentar um pouco mais sobre os dois agora.

REDUÇÃO DO COLESTEROL

Essa vitamina consegue aumentar a concentração de colesterol HDL (o “bom” colesterol) e de diminuir levemente o colesterol LDL (o “mau” colesterol).

SAÚDE CARDIOVASCULAR

Como se já não bastassem todos os benefícios da vitamina B3, ela ainda ajuda na saúde cardiovascular de modo geral, reduzindo os níveis de triglicerídeos e sendo capaz até de diminuir o risco de desenvolvimento de arteriosclerose.

Não há como dizer que a vitamina B3 não é imprescindível para a nossa saúde. Junto com a atividade física, ela vai otimizar o seu emagrecimento de forma saudável, e é isso que nós queremos. Mais saúde e mais autoestima.

*DRA. THAIS MUSSI (CRM 118942-SP e 27542-PR- RQE 373) é endocrinologista e metabologista pela SBEM, além de especialista em Nutrologia pela ABRAN Medicina do estilo vida – CBMEV. Instagram: @drathaismussi ; Podcast: Não leve a mal, é hormonal