AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / Agora, vai!

Confira 5 dicas para melhorar as suas finanças de vez neste ano

Planejadora financeira dá dicas para quem quer melhorar a relação com o dinheiro em 2024

Da redação Publicado em 26/01/2024, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chegou a hora de fazer as suas finanças melhorarem de vez. - Micheile Henderson/Unsplash
Chegou a hora de fazer as suas finanças melhorarem de vez. - Micheile Henderson/Unsplash

A planejadora financeira e influenciadora Bruna Santtos criou, em parceria com o Serasa, 5 dicas para quem deseja melhorar a relação com o dinheiro ainda neste ano. Confira as melhores dicas!

1) Coloque seu sonho na ponta do lápis

Normalmente temos uma lista infinita de coisas que desejamos realizar. Que tal começar pelo principal? O sonho é seu motor para ser mais criativo(a) e ousado(a). Se sonhar for difícil demais para você, estabeleça um objetivo ou uma meta para que você canalize sua energia e ação. "Em seguida, pergunte-se: como eu poderia realizar este sonho hoje? O que eu preciso fazer para que este objetivo se torne realidade? Como diria Emicida, “você é o único representante do seu sonho na face da terra. Se isso não fizer você correr, eu não sei o que vai”, orienta.

2) A prática leva à perfeição

Administrar seu dinheiro todos os meses é um processo constante e desafiador. Há diversos modelos de acompanhamento para conseguir saber quanto entra e quanto sai. O segredo não está em anotar os gastos; o ideal é se planejar para onde o dinheiro vai e, depois, seguir o plano.

"Pode ser que você fracasse no primeiro mês, faz parte da jornada do autoconhecimento financeiro. Observe o que falhou e teste novamente. Após um tempo de prática, você vai entender melhor qual seu jeito de lidar com as suas finanças. Lembre-se: planejamento financeiro é feito para pessoas e não para máquinas!", diz.

3) Sua inteligência emocional te ajudará a lidar melhor com o dinheiro

"Conheço muitas pessoas que gastam dinheiro compulsivamente para lidar com suas emoções. Observe sua relação emocional com o dinheiro: o que eu faço quando estou _________ (triste, estressado(a), magoado(a), feliz)? Comece a observar como você gasta seu dinheiro quando se sente assim. E, se necessário, busque ajuda psicológica para tratar a raiz da questão", orienta Bruna.

4) Aprenda a gerar mais renda

Seja ambicioso(a) para gerar mais dinheiro. Quanto você deseja receber de renda? O que você tem feito de forma prática para gerar mais dinheiro? Você está planejando sua carreira? Qual é o seu próximo cargo? Você está trabalhando e estudando para conseguir esta oportunidade?

5) Não há uma fórmula mágica para o enriquecimento

Muitas pessoas buscam atalhos para dobrar ou triplicar o dinheiro e, por falta de conhecimento, caem em golpes e pirâmides financeiras. Neste caso, quanto mais conhecimento melhor. "Estude, pratique guardar dinheiro com constância e disciplina, procure fontes confiáveis, converse com as pessoas e profissionais da área antes de tomar qualquer decisão em relação ao seu dinheiro. Rentabilidades exorbitantes não existem!", finaliza Bruna.