AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / Financeiro

Investimentos após os 40 anos: confira dicas para começar sua organização financeira

O conhecimento e a disciplina são características que podem ser adquiridas em qualquer idade

Luciana Ikedo* Publicado em 09/05/2021, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nunca é tarde para começar! - Pixabay/nattanan23
Nunca é tarde para começar! - Pixabay/nattanan23

"Penso em começar a investir para ter uma aposentadoria tranquila. Estou com 40 anos... Dá tempo?”, dúvida de R. C., por e-mail. 

É normal que, a partir dos 40 anos, com um histórico de vida econômica e profissional ativa, as pessoas comecem a se preocupar com o futuro. É nessa faixa etária que muitos já têm filhos, pais idosos, se formaram... Mas, ainda não é época de parar, sendo possível conquistar muito mais. Para isso, a organização financeira deve começar de forma imediata e ser prioridade. É claro que tudo se simplifica se você já tiver hábitos financeiros saudáveis, porém o conhecimento e a disciplina são características que podem ser adquiridas em qualquer idade.

Antes de tudo, é preciso ter as contas organizadas. Coloque todos os gastos e receitas no papel. Depois, procure educar-se financeiramente e vá em busca das melhores opções de investimento, de acordo com o seu orçamento mensal. O próximo passo é definir objetivos. Pode ser que você almeje se aposentar com mais tranquilidade e, neste caso, precisa considerar investimentos a longo prazo, sempre se atentando à idade em que deseja conquistar a independência financeira.

O que fazer na sequência vai depender do patrimônio acumulado durante os anos. Lembre-se de que ser independente financeiramente trata-se de ter uma renda passiva adicional e mensal que, ao entrar no orçamento, garante liberdade para que você faça o quer quiser, sem ter a preocupação de trocar a sua força de trabalho por dinheiro.

Em resumo, começar já e começar direito vai permitir que, enquanto você se dedica à família, ao trabalho e aos sonhos, o dinheiro continue trabalhando por você. Organização, montagem de um plano de ação e pesquisa de quais são os melhores investimentos pode parecer trabalhoso, mas, daqui a 20 anos, será possível olhar para trás e agradecer por ter tomado essa decisão hoje.

  • LUCIANAIKEDO (@lucianaikedo) é assessora de investimentos com certificação CFP®, MBA Internacional pela FGV, com extensão na Ohio University (EUA) e em Finanças pelo Ibemec/Insper. 

Envie suas perguntas para Luciana Ikedo pelo e-mail anamaria@maisleitor.com.br, elas poderão ser respondidas na Revista AnaMaria.