AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / Emprego

Saiba como transformar o trabalho temporário em fixo

Veja dicas de como transformar um trabalho temporário em fixo

Ligia Menezes Publicado em 22/12/2019, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba quais são os seus objetivos, o que gosta de fazer e em qual tipo de área quer atuar - Banco de Imagem/Getty Images
Saiba quais são os seus objetivos, o que gosta de fazer e em qual tipo de área quer atuar - Banco de Imagem/Getty Images

Todo final de ano é igual: a busca por presentes de Natal e a necessidade de organizar eventos comemorativos disparam as vendas em lojas, supermercados e afins. O aumenta da demanda implica em turbinar a mão de obra. 

Por isso, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) espera a contratação temporária de 91 mil pessoas nos últimos meses de 2020. A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) também prevê que as admissões momentâneas de Natal e Réveillon sejam as maiores desde 2014. 

E a melhor notícia de todas: a taxa de efetivação esperada também deve ser superior em comparação aos anos anteriores – a expectativa é de que 26,1% destes trabalhadores provisórios sejam registrados. Quer fazer parte dessa onda? 

“A ideia é atuar como se o emprego fosse fixo, se empenhar ao máximo para ser eficiente e superar as expectativas do empregador”, explica Aliesh Costa, especialista em recrutamento e seleção de profissionais temporários e consultora da Carpediem RH. Ela aponta mais caminhos para esse sonho se tornar realidade. Confira!

CONHEÇA SEU PERFIL
Saiba quais são os seus objetivos, o que gosta de fazer e em qual tipo de área quer atuar. Dessa forma, você se candidata apenas às vagas condizentes com seu momento. Se entrar em uma empresa ou em um cargo com os quais não se identifica, ao ser efetivada, não será feliz. Para ter sucesso, é fundamental que tudo seja coerente com suas habilidades e aspirações.

MANTENHA A POSTURA
No dia a dia, aja de acordo com a cultura da corporação. Para isso, estude os valores da empresa. Assim, conseguirá passar uma imagem mais profissional e séria – e, certamente, será lembrada quando a vaga fixa surgir. Lembre-se ainda de que todos na empresa têm tarefas e trabalhos a realizar. Evite tomar o tempo dos outros sem necessidade, como para fazer comentários maldosos dos colegas ou fofocas.

MOSTRE-SE DISPONÍVEL
Principalmente se sua vaga for na área comercial, você perceberá que o movimento de clientes no fim do ano costuma ser bem acima do considerado normal. “Prepare-se para a possibilidade de precisar fazer horas extras e ofereça-se para ajudar quem precisar”, diz Aliesh.

ATUE EM EQUIPE
Trabalhe sorrindo e mostre-se disposta a auxiliar. Lidar com o público exige que a colaboradora se mostre solícita e cordial sempre que necessário. “As pessoas mais dispostas a trabalhar em equipe e comprometidas com as necessidades da empresa têm chances potenciais de se tornarem efetivas após o período de contrato temporário”, avisa a consultora.

QUANDO CHEGAR A HORA, SOLICITE FEEDBACK
Seja humilde para solicitar um retorno sobre a sua atuação e aceitar as críticas. Mostre que o feedback dado será utilizado como aprendizado, que a ajudará a se desenvolver. Pergunte ainda o que pode fazer para melhorar e como aprender. “É importante que colegas e gestores fiquem com uma ótima lembrança da passagem do funcionário provisório”, afirma.

SEJA PONTUAL
As empresas precisam de pessoas comprometidas e a pontualidade pode indicar isso. Dessa forma, evite chegar atrasada. Caso aconteça, justifique-se e garanta que não ocorrerá novamente. O mesmo vale para faltas.

FAÇA NETWORKING
Não tenha medo de conhecer as pessoas e oferecer a ajuda que estiver a seu alcance. Esse relacionamento no ambiente de trabalho pode render contatos e até entrevistas futuras.

PARA CAUSAR BOA IMPRESSÃO DESDE A ENTREVISTA

  • Chegue um pouco antes ou pontualmente à entrevista;
  • Leve seu currículo atualizado;
  • Vá bem arrumada – cuidado com decotes excessivos ou roupas que não condizem com o ambiente;
  • Demonstre interesse às perguntas feitas;
  • Responda o que for perguntado sem enrolar;
  • Evite mentir;
  • Não fale gírias;
  • Não demonstre intimidade com o entrevistador;
  • Ao fim, sempre agradeça a oportunidade.