AnaMaria
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaSpotify AnaMaria

Você no azul: Conscientes desde cedo

Comece colocando todos os seus ganhos e gastos no papel para saber onde estão os excessos

Marcela Kawauti (*) Publicado em 25/05/2016, às 16h14 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

Você no azul: Conscientes desde cedo - Shutterstock
Você no azul: Conscientes desde cedo - Shutterstock
Tenho 28 anos e nunca tive noção de educação financeira. Recebia mesada e, ainda assim, todos os dias meus pais me davam uns trocados para os doces. Não os culpo, mas é fato que hoje sou descontrolada e tenho dívidas. Como mudar esse meu perfil?” 

L. M., por e-mail


É comum que a gente reproduza quando adulto um comportamento que nos foi incentivado quando criança. Mesmo que com boa intenção, toda vez que lhe davam dinheiro extra para complementar a mesada, seus pais acabaram lhe ensinando a viver acima do que seu padrão financeiro permitia.
No mundo adulto, é ainda mais complicado. Pois viver fora do padrão de vida significa estar endividada e não ter reserva financeira para a aposentadoria ou imprevistos. Para mudar essa situação, você terá de fazer mudanças importantes no seu estilo de vida. Algumas delas podem até ser consideradas drásticas e difíceis de implantar, mas serão fundamentais para que passe a viver dentro do seu orçamento e organize a sua vida financeira de agora em diante.
Comece colocando todos os seus ganhos e gastos no papel para saber onde estão os excessos. Com um olhar mais amplo, fica fácil enxergar quais as despesas que deverão ser cortadas para montar um novo orçamento que corresponda ao padrão de vida que sua renda permite hoje em dia.
Depois, seja fiel a esse novo quadro e faça de tudo para não cometer deslizes. Se for casada e tiver filhos, envolva-os também nessa empreitada. Além disso, vale a pena pensar em cancelar o cartão de crédito e o cheque especial para evitar cair em tentação. E uma vez que você tenha se organizado, trate de começar a pensar em poupar para conseguir uma reserva financeira.



* Marcela Kawauti  é formada em economia pela USP e tem mestrado da FGV. Com mais de dez anos de experiência, é economista-chefe do SPC Brasil e colaboradora do portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz.



Envie suas perguntas para Marcela Kawauti pelo e-mail anamaria@maisleitor.com.br

{# Taboola Newsroom #}