AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / CONFIRA

Alexandre Nero expõe luta contra compulsão alimentar: "Para mim é um desespero"

Alexandre Nero detalhou a batalha contra o transtorno alimentar

O ator falou como lida com os problemas com o próprio corpo. - Reprodução
O ator falou como lida com os problemas com o próprio corpo. - Reprodução

Alexandre Nero revelou ter sido diagnosticado com compulsãoalimentar. Além da batalha diária contra a doença, o ator convive com problemas relacionados ao próprio corpo, como bullying, autoestima e sobrepeso, desde a juventude. 

"Sou um ex-gordinho e vivi essa pressão estética a vida inteira. Minha vida foi norteada por isso", contou, em entrevista ao gshow. O funcionário da TV Globo avalia já ter evoluído sobre a questão, mas não esconde que ainda enfrenta tais problemas.

"E é até hoje. Trabalho isso na análise o tempo inteiro. Mas, hoje, não me afeta tanto quanto quando eu era mais jovem", continua Nero. Uma das soluções para aprender a lidar com o próprio corpo foi a adoção de exercícios físicos: "Coisa que nunca tinha feito na minha vida. Comecei há uns 4 ou 5 anos".

O ator compara a luta contra a compulsão alimentar ao tabagismo: "É uma luta diária, assim como a de um ex-fumante. Nunca fumei, mas sei que é isso". A dificuldade é tanta que ele evita olhar para alimentos que podem atraí-lo. 

"Todo dia que olho um bolo, um brigadeiro, um carboidrato, é difícil. E não falo isso de brincadeira, falo muito sério. Sou realmente diagnosticado com compulsão alimentar. Então pra mim é um desespero. Não tenho doces na minha casa, preciso ficar longe", revela Alexandre. 

ALGUNS SINAIS

A compulsão alimentar é um problema complexo que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria, estima-se que, no Brasil, cerca de 2% da população sofra com a compulsão alimentar em algum momento da vida. Além disso, a pesquisa revela que a maioria das pessoas que enfrenta esse transtorno não procura ajuda profissional, o que ressalta a importância de conscientizar sobre essa condição e os recursos disponíveis para tratamento. 

De acordo com a psicóloga Vanessa Gebrim, especialista em Psicologia Clínica, a compulsão alimentar é caracterizada pela necessidade de consumir grandes quantidades de alimentos, mesmo quando não se está fisicamente com fome. “Esses episódios podem ser intensos, muitas vezes acompanhados por uma sensação avassaladora de descontrole. Para ser considerada compulsão alimentar, esses episódios devem ocorrer pelo menos duas ou mais vezes por semana”, explica. Confira aqui.