AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Saúde!

Após câncer, Ana Maria Braga faz alerta sobre HPV: "você não tem culpa"

Ana Maria Braga enfrentou câncer em estágio avançado decorrente do vírus HPV e fez alerta sobre a vacinação para evitá-lo

Em 2001, Ana Maria Braga enfrentou câncer decorrente do vírus HPV, que hoje possui vacina - Reprodução/TV Globo
Em 2001, Ana Maria Braga enfrentou câncer decorrente do vírus HPV, que hoje possui vacina - Reprodução/TV Globo

Ana Maria Braga fez um relato emocionante sobre o câncer de carcinoma epidermóide anal que enfrentou em 2001. Em entrevista ao 'Fantástico' do último domingo (31), a comandante do 'Mais Você' revelou que o tumor, descoberto por ela em estágio avançado, foi decorrente do vírus HPV.

A apresentadora falou sobre o momento que soube da doença. "Eu tinha uma chance mínima de sobrevivência. Então é muito assustador", relembrou Ana Maria, que na época tinha pouco conhecimento sobre o vírus.

A DOENÇA

O HPV, sigla em inglês para Papilomavírus Humano, é um vírus que infecta a pele ou mucosas (oral, genital ou anal) das pessoas, provocando verrugas anogenitais (na região genital e ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

A infecção ocorre, principalmente, pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Assim, o HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que também pode ser transmitida durante o parto.

Ana Maria abriu o coração sobre o diagnótico da IST. "Você não tem culpa. Porque você é uma mulher sexualmente ativa. Você é mãe, não tem como ser mãe sem ser sexualmente ativa. Eu acho que a sexualidade tem que ser encarada da forma que ela é. É uma coisa natural, feita da natureza, senão a gente não estaria aqui", declarou.

Importante destacar que muitas pessoas infectadas pelo HPV não apresentam sinais ou sintomas, com isso, mesmo não sabendo que têm o vírus, podem transmiti-lo. Além disso, em alguns casos, a doença pode ficar latente por meses ou até mesmo anos.

VACINAÇÃO

Apesar de não ser um tratamento para a doença, a vacina contra o HPV é uma grande aliada no combate ao vírus sendo a medida mais eficaz de se prevenir contra a infecção.

Desde 2014, a vacina é distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Ela também é indicada para homens e mulheres que vivem com HIV, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos. Para os adultos, a vacinação está disponível na rede privada, com custo de cerca de R$ 1 mil a dose.

Porém, mesmo oferecida gratuitamente para as crianças há uma década, devido a desinformação as doses da vacina contra o HPV tem uma baixa adesão pela população.

Em entrevista ao 'Fantástico', Ana Maria aproveitou para fazer um alerta sobre a vacinação. "Se você tiver filhos menores, você vai estar protegendo pelo resto da vida essa pessoinha que você ama. Tem a vacina agora. Isso é uma coisa magnífica, é ouro puro", afirmou.

Confira: