AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Confira!

Após transplante de coração, Faustão fala da nova cirurgia: "Mais tranquilo"

Seis meses após receber um novo coração, Faustão passou, na última segunda (26), por transplante de rim

Redação Publicado em 28/02/2024, às 10h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Seis meses após receber um novo coração, Faustão passou, na última segunda (26), por transplante de rim - Reprodução/Instagram
Seis meses após receber um novo coração, Faustão passou, na última segunda (26), por transplante de rim - Reprodução/Instagram

Faustão foi internado no último domingo (25), no hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para receber um novo rim. A hospitalização ocorreu seis meses depois do apresentador passar por um transplante de coração. Em seu primeiro pronunciamento após receber o novo órgão, ele comentou sobre as diferenças entre as cirurgias.

"Mais uma semana e estou em casa, liberado. Para quem fez um transplante do coração, o de rim é mais tranquilo", afirmou Faustão ao colunista Lauro Jardim um dia após o procedimento cirurgico. 

Segundo a nota oficial, o transplante aconteceu na última segunda-feira (26). O apresentador segue em recuperação para adaptação do novo órgão.

“O paciente Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein no dia 25 de fevereiro para preparação para um transplante de rim, em função do agravamento de uma doença renal crônica, após o Einstein ter sido acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e realizado a avaliação sobre a compatibilidade do órgão doado. A cirurgia aconteceu, sem intercorrências, na manhã de ontem (26). O paciente seguirá em observação para acompanhamento da adaptação do órgão e controle clínico. “, diz o boletim médico.

De acordo com o F5 da Folha de São Paulo, o veterano da TV brasileira já está fora da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e segue hospitalizado em observação sem previão de alta.

Desde o ano passado, Faustão já passava por sessões de hemodiálise nos rins, um efeito decorrente da insuficiência cardíaca.

POR QUE FAUSTÃO PRECISOU DE UM TRANSPLANTE DE CORAÇÃO?

Fausto Silva, o Faustão, passou por um transplante cardíaco no dia 27 de agosto de 2023, segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP), onde estava internado desde o dia 05 de agosto para tratar uma insuficiência cardíaca.

AnaMaria Digital conversou com o cardiologista João Vicente da Silveira, do Hospital Sírio Libanês, também em São Paulo (SP), para entender quais são os riscos do quadro clínico que Faustão teve e o motivo dele ter precisado de um transplante de coração.

O especialista explica que a insuficiência cardíaca se dá quando o coração perde a capacidade de exercer suas funções: “O coração é um músculo que bombeia sangue para o corpo. Quando está com insuficiência cardíaca, o indivíduo sente um cansaço extremo com o mínimo esforço”.

A internação é necessária quando o paciente não reage bem os remédios administrados em casa: “Existem medicamentos para tratamento insuficiência cardíaca, com resultados ótimos. Só que, quando o coração está muito fraco, o órgão acaba não respondendo ao tratamento”.

O procedimento padrão em casos mais graves é a administração de neurotransmissores na veia para a aceleração temporária do coração e a implantação de um marca-passo (ressincronizador). Quando nenhum dos tratamentos funciona, existe a necessidade do transplante de coração.