AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Preconceito

Atriz de ‘Mar do Sertão’ expõe violência sofrida em restaurante; entenda

Jade Sassará, atriz de ‘Mar do Sertão’, foi abordada de maneira transfóbica no Rio de Janeiro

Da Redação Publicado em 09/02/2023, às 15h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jade Sassará relatou episódio de transfobia sofrida em restaurante - Auri Mota
Jade Sassará relatou episódio de transfobia sofrida em restaurante - Auri Mota

Jade Sassará, travesti e intérprete de Aleluia em ‘Mar do Sertão’, relatou um caso de violência sofrido em um restaurante no Rio de Janeiro. A atriz foi tratada com pronomes masculinos por funcionários do estabelecimento e resolveu expor a transfobia em suas redes sociais.

Em seus Stories, ela desabafou sobre a situação e disse estar cansada de viver nesse ciclo de preconceito.

"Travesti não tem paz nesse Brasil, né? Nem quando a gente tenta se dar um mimo, se levar pra jantar, fazer um programinha gostoso. Não tem como. É a segunda vez que venho nesse lugar aqui, porque tem uma comida que eu gosto. Não vou deixar de frequentar lugares que eu quero ir, que tem coisas que eu quero consumir, que eu quero viver", iniciou.

"É a segunda vez que venho aqui e sou tratada no masculino, por pessoas diferentes. Não é nem pela mesma pessoa. É foda, a gente não consegue viver um momento tranquilo, um momento de prazer sem passar raiva", acrescentou.

Na legenda do vídeo, ela deixou uma reflexão para seus seguidores: "Cisgêneros do Brasil e mundo, se responsabilizem pela violência. A transfobia está na mão de vocês. Parem de jogar essa responsabilidade na nossa mão".

MAIS RELATOS

Luci Pereira, intérprete de Creusa em ‘Travessia’, usou as redes sociais para desabafar sobre um episódio de xenofobia que sofreu a caminho de um supermercado, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. 

De origem paraibana, a atriz foi abordada por um senhor que a mandou voltar para seu estado de origem. Abalada, Luci decidiu compartilhar um relato sobre o ocorrido em seu Instagram.

Ela contou que o homem puxou conversa sobre a novela, ‘Travessia’, e perguntou de onde a artista era. Ao dizer sua cidade natal, ele xingou seu sotaque e questionou “como uma mulher que fala feio estava fazendo novela".

“Oi, minha gente. Vou contar uma coisinha pra vocês, uma historinha, assim, inusitada. Hoje eu fui pra rua, né? Estava andando pra ir no mercado, de repente, um senhor me abordou. E, aí, começou a falar da novela e tal. Até aí, tudo bem. De repente, ele me perguntou assim: ‘você é de onde?’ Aí, eu disse ‘sou de Campina Grande, na Paraíba'”, disse.

Em seguida, continuou o desabafo: “Aí, ele disse: ‘pois é, você devia voltar pra lá, que lá é seu lugar. Uma mulher, com essa voz feia, fazendo novela? Tá fazendo o que aqui? Me xingou um monte. Saí andando porque podia até acontecer outra coisa de repente, né? E ficou lá falando sozinho. Pra vocês verem como chegam, né, as pessoas são intolerantes, preconceituosas. Dele, eu senti apenas pena, lamentável. Não é mesmo?”.