AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Processo

Distraído, Neymar é repreendido por juiz em julgamento de corrupção

No banco dos réus, jogador brasileiro chegou a rir de um comentário feito pelo juiz José Manuel del Amo Sánchez

Da redação Publicado em 17/10/2022, às 12h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Neymar Jr. é processado por transferência do Santos para o Barcelona - Instagram/@neymarjr
Neymar Jr. é processado por transferência do Santos para o Barcelona - Instagram/@neymarjr

Neymar Jr. foi a julgamento nesta segunda-feira (17), em Barcelona, na Espanha, no processo que investiga fraude e corrupção na sua transferência do Santos para o Barcelona, em 2013. Durante a audiência, o juiz José Manuel del Amo Sánchez chamou a atenção do jogador, que parecia distraído e cansado.

De acordo com a agência Reuters, o atleta chegou à Barcelona pouco antes das 10h. O julgamento começou logo em seguida e durou cerca de duas horas. O craque brasileiro esteve sentado no banco dos réus e pareceu às vezes distraído, olhando para baixo e bocejando.

O atleta até mesmo deu risada quando o juiz o repreendeu e sugeriu que ele deveria estar cansado depois de marcar o único gol na vitória do PSG contra o Olympique de Marseille na noite de domingo (16).

ENTENDA

Neymar e outras oito pessoas são julgadas pela transferência do atleta do Santos para o Barcelona. Isso porque a empresa brasileira DIS alega que detinha 40% dos direitos de Neymar quando ele estava no clube brasileiro. De acordo com os representantes, o atleta conspirou para que a organização não recebesse sua fatia legítima na transferência, em 2013.

Além de Neymar, entre os réus estão seus pais, representantes do Santos e do Barcelona, os ex-presidentes do clube espanhol Josep Maria Bartomeu e Sandro Rosell, e o ex-presidente do Santos Odílio Rodrigues. Em suas respectivas defesas, todos negaram qualquer irregularidade.

Ainda segundo a Reuters, os promotores espanhóis pediram uma pena de prisão de dois anos e multa de 10 milhões de euros para Neymar. Além disso, tentaram uma pena de cinco anos de reclusão para Rosell e multa de 8,4 milhões de euros para o Barcelona.

A defesa de Neymar alega que o jogador não cometeu crime e destaca que os eventos que estão em julgamento ocorreram no Brasil, argumentando que tribunais espanhóis não tem jurisdição para processar o atleta.

Por sua vez, o advogado da DIS afirmou que houve traição da parte do craque. "Neymar, com a conivência de seus pais e das diretorias do Barcelona e do Santos, traiu a confiança dos meus clientes. O custo real da transação (entre Santos e Barcelona) foi de 82 milhões de euros, e apenas 17 milhões apareceram como a transferência oficial", disse Paulo Nasser em entrevista coletiva em Barcelona na última quinta-feira (13).

Se condenado, Neymar ficará de fora da Copa do Mundo do Catar, que começa no dia 20 de novembro. O primeiro jogo da Seleção Brasileira será no dia 24.