AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Nostalgia

Édgar Vivar, o Seu Barriga, participa do ‘Santos Criativa Festival Geek 2023’

O ator mexicano chega em novembro na cidade de Santos (SP) para evento com os fãs

*Rodrigo Ceribelli, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 15/08/2023, às 09h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Édgar Vivar, ator mexicano que deu vida ao Sr. Barriga e seu filho, Nhonho. - Divulgação
Édgar Vivar, ator mexicano que deu vida ao Sr. Barriga e seu filho, Nhonho. - Divulgação

Parafraseando o personagem Chaves, ‘o disco voador’ está para chegar no Santos Criativa Festival Geek. Isto porque Édgar Vivar, ator mexicano que deu vida ao Sr. Barriga e seu filho, Nhonho, confirmou presença na quinta edição do maior evento de cultura pop gratuito do País. O convidado, inclusive, já está preparado para conversar com o público santista e demais amantes do seriado que marcou, e ainda marca, gerações inteiras na América Latina.

Criado em 2017, o ‘Santos Criativa Festival Geek’ reúne, anualmente, dezenas de atrações do universo geek, destacando a magia dos quadrinhos, games, séries, cinema, RPG, cardgames, cosplay, k-pop e da música, reunindo convidados nacionais e internacionais. Em sua última edição, em 2022, cerca de 85 mil pessoas curtiram os cinco dias de atividades gratuitas. Este ano o evento será realizado de 1º a 5 de novembro, no Centro Histórico.

UMA AUTÊNTICA CIDADE GEEK

A ligação de Santos com o universo geek ultrapassa os limites do festival, pois a Cidade é uma das principais do país no consumo e produção de produtos de cultura pop. Segundo a Amazon, Santos é o 4º colocado no ranking de cidades nerd do Brasil. O levantamento leva em consideração compras de livros de ficção científica, seriados, games e quadrinhos.

Em todas as edições do Santos Criativa Festival Geek o público teve a oportunidade ver de perto grandes figuras da cultura pop nacional e internacional. Já na primeira edição, em 2017, o gênio dos quadrinhos Maurício de Sousa interagiu com o público e mostrou um pouco do seu talento, desenhando ao vivo para os fãs.

Em 2018, os fãs da série Castelo Rá Tim Bum vibraram com as presenças dos atores Sérgio Mamberti, Cássio Scapin e Fredy Allan. Na mesma edição, o cartunista italiano Claudio Castellini, que atuou na Sergio Bonelli Editore e Marvel Comics, foi a grande atração internacional do evento.

Já em 2019, o ator mexicano Carlos Villagran, o Kiko, fez os fãs do seriado Chaves relembrarem momentos felizes de suas infâncias, em uma grande celebração. Vindos de todo o país, os aficionados se vestiram como os personagens do seriado e muitos conseguiram uma foto, de graça, com o ídolo.

Na última edição, em 2022, o festival reuniu a turma do Casseta & Planeta, contando com as presenças dos humoristas Hélio de la Peña, Claudio Manoel, Beto e Marcelo Madureira. A atriz Maria Paula e a cinesta Júlia Besserman, filha do saudoso Bussunda, também participaram do evento.

O Santos Festival Geek se caracteriza somente pela imensa quantidade e diversidade de suas atrações. Umas das peculiaridades do evento é misturar o charme das construções do Centro Histórico de Santos com a tecnologia e as cores do universo Geek. Pelas ruas da região mais charmosa de Santos, a mistura de cosplayers, gamers, famílias inteiras e amantes de séries, livros e quadrinhos transforma tudo em uma grande festa, com espaço garantido para pessoas de todas as idades.

O ASTRO DESTE ANO

Édgar Ángel Vivar Villanueva nasceu no dia 28 de dezembro de 1948. Curiosamente, formou-se em medicina, na Universidad Nacional Autónoma de México, e chegou a trabalhar por dois anos como médico. No entanto, também se interessou pela área artística e começou a fazer teatro, chegando a conciliar as duas profissões.

No início dos anos 1970, Edgar gravou um comercial de geladeiras e chamou a atenção de Roberto Gómez Bolaños, o Chespirito, criador e intérprete de Chaves e Chapolin, que o convidou para participar de seus programas cômicos. Vivar largou a medicina e ficou no programa comandado por Bolaños até o seu fim, em 1995.

Na década de 1980, Édgar criou um circo no qual fez shows com seus personagens até o ano de 2002. O ator também se dedicou às peças de teatro, filmes, novelas e dublagens. Seu currículo ainda inclui trabalhos como o filme ‘Bandidas’, no qual atuou ao lado de Salma Hayek e Penélope Cruz, e dublagens em ‘Ratatouille’ e ‘Meu Malvado Favorito 2’.

*RODRIGO CERIBELLI é um entusiasta e amante da cultura artística mexicana, sendo conhecido como o “Queridinho Brasileiro” dos atores latinos. Tanto que já foi colunista do Direto do México, publicado na revista Minha Novela. Aqui, na Revista AnaMaria, trará semanalmente um novo conteúdo sobre famosos, novelas mexicanas e os atores latinos. Instagram: @ceribellirodrigo