AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Saúde

Eduardo Suplicy é diagnosticado com doença degenerativa e defende acesso à cannabis: “Qualidade de vida”

Deputado estadual, Eduardo Suplicy revelou diagnóstico em audiência pública na câmara

Redação Publicado em 19/09/2023, às 15h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aos 82 anos, Suplicy revelou estado de saúde e rotina após descoberta da doença - TV Globo
Aos 82 anos, Suplicy revelou estado de saúde e rotina após descoberta da doença - TV Globo

Eduardo Suplicy revelou nesta terça-feira (19) que foi diagnosticado com a Doença de Parkinson aos 82 anos. O assunto veio à tona durante uma audiência pública na Câmara de Deputados para discutir a regulamentação da cannabis medicinal no país – a qual o deputado estadual de São Paulo (PT) faz uso desde fevereiro.

"Eu venho lhes dizer que, no final do ano passado, fui diagnosticado com doença de Parkinson leve. Tinha um pouco de tremor nas mãos, uma dor muscular na perna esquerda e quero contar que, além da medicação convencional que tomei, eu estou me tratando agora com a cannabis medicinal desde fevereiro deste ano", começou em menção à planta da maconha.

Em seguida, Suplicy garantiu que está se sentindo bem apesar do diagnóstico. "Continuo muito ativo, faço minha ginástica três vezes por semana das 7h15 às 8h15 (...) Quero ressaltar que a cannabis não é que sara. Mas ela traz uma qualidade de vida melhor para todas".

O uso da cannabis medicinal para fins medicinais e terapêuticos está previsto em resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Os medicamentos podem ser obtidos por associações canábicas autorizadas judicialmente.

No entanto, o cultivo doméstico depende de decisões na Justiça. Ao que Suplicy protestou: "O acesso à cannabis é um direito humano. É fundamental que rapidamente se aprove a lei".

Vale mencionar que o Parkison é uma doença degenerativa que não tem cura. Um dos principais sintomas é a contração muscular, que pode ser aliviada pelo uso da cannabis. As principais causas são genéticas, relacionadas a acidentes e condições externas ou até desconhecidas.