AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Eita!

Globo orienta atores sobre conduta para as eleições em reunião, afirma colunista

Globo teria pedido que artistas evitassem manifestações políticas

Da Redação Publicado em 24/08/2022, às 18h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Globo teria orientado comportamento de funcionários - Divulgação/TV Globo
Globo teria orientado comportamento de funcionários - Divulgação/TV Globo

A TV Globo realizou uma reunião on-line, nesta quarta-feira (24), com os atores que estão no ar ou prestes a estrear em novelas, para orientar a conduta durante as eleições, segundo o colunista Lucas Pasin, do UOL.

Artistas como Marcos Veras, Marcos Caruso, Tonico Pereira, Rosamaria Murtinho e Flávia Reis teriam participado e sido orientados a evitar manifestações políticas e subidas em palanques.

O jornalista procurou a emissora para esclarecer a informação e recebeu detalhes sobre o assunto.

“A Globo cumpre rigorosamente a legislação eleitoral e tem uma política interna sobre eleições alinhada à sua posição de neutralidade e isenção. A Globo reitera que não apoia qualquer candidato e que, em questões eleitorais, se limita a realizar a cobertura jornalística das eleições, seguindo seus Princípios Editoriais”, esclareceu em nota.

“Por isso, nos períodos eleitorais, conversamos com os profissionais do nosso casting para relembrá-los sobre as regras que, entre outras restrições, impedem que contratados da empresa que desejem se candidatar estejam no ar em qualquer programa”, continuou.

Em seguida, negou que os atores foram proibidos de se manifestar politicamente. Eles podem, desde que de forma não vinculada à Globo: “Não existe proibição de manifestações políticas pessoais dos talentos artísticos, desde que não vinculadas à Globo, inclusive em eventos presenciais e nas redes sociais. Elas não podem envolver ativos da Globo, como instalações da empresa, cenários e figurinos de personagens, etc”.

Entretanto, os jornalistas da empresa foram proibidos de declarar apoio aos políticos. “Essas regras são essenciais para que não seja comprometida a percepção do público sobre a isenção da empresa. Aos jornalistas, no entanto, pela natureza da função, são vedadas manifestações de apoio eleitoral em quaisquer instâncias”, concluiu o comunicado.