AnaMaria
Famosos / Saúde

Maguila manda recado para os fãs após diagnóstico de demência: ''Estou bem, fiquem tranquilos''

Diagnosticado com demência pugilistica, o ex-lutador Maguila mandou um recado para os fãs afirmando estar bem

Da redação Publicado em 11/02/2022, às 07h45

Maguila está internado em Itu (SP) há cinco anos - Instagram/@adilsonmaguilarodrigues
Maguila está internado em Itu (SP) há cinco anos - Instagram/@adilsonmaguilarodrigues

O ex-lutador Maguila, de 63 anos, mandou um recado para tranquilizar os fãs após o diagnóstico de demência pugilista. Na última quinta-feira (10), o ex-atleta deu uma entrevista ao Globo Esporte e falou sobre a doença e a rotina que tem levado desde que foi internado em Itu (SP).

"Quero mandar um abraço para todo o povo brasileiro que me viu lutar. Estou bem e fiquem tranquilos. Só não posso mais lutar, mas estou bem. Essa doença que nem sei falar o nome, mas é difícil. É para o povo ficar tranquilo que estou bem", disse.

Ele está há cinco anos em uma clínica, no interior de São Paulo, para tratar da Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), também conhecida como "demência pugilística". Trata-se de uma doença neurodegenerativa evolutiva e sem cura, que tem relação com os golpes que ele sofreu ao longa da carreira como lutador.  

Em Itu, Maguila está fazendo um tratamento paliativo, com atividades programadas para potencializar as respostas do corpo dele,  por exemplo, assistir novamente algumas lutas clássicas pela televisão e nadar na piscina em todas as manhãs.

Irani Pinheiro, mulher do ex-pugilista, garantiu que ele está bem e recebe cuidados de uma equipe dedicada, que trata dele todos os dias. "O Maguila está bem", reforçou. "[A equipe] vem trabalhando para que ele tenha uma qualidade de vida melhor. A cada dia a gente vê o carinho que as pessoas têm pelo Maguila", disse. 

Vale lembrar que Maguila lutou profissionalmente entre 1983 e 2000. Ao longo de toda a sua carreira, ele subiu no ringue 85 vezes para lutas oficiais. Dessas, ele coleciona 77 vitórias - sendo 61 por nocaute -, sete derrotas e um empate técnico. Entre seus combates mais especiais estão Evander Holyfield e George Foreman.

A história do ex-pugilista vai ganhar um filme com Babu Santana como protagonista. O ator contou que precisou emagrecer 20 quilos para interpretar o ex-atleta. Ainda não há mais informações sobre o longa-metragem.