AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / História

Marieta Severo diz ter ficado 10 anos sem fazer TV por conta da Ditadura

Marieta Severo relembra ter parado de fazer TV por conta da Ditadura

Da Redação Publicado em 26/12/2021, às 13h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marieta Severo se afastou da TV na época da Ditadura no Brasil. - TV Globo
Marieta Severo se afastou da TV na época da Ditadura no Brasil. - TV Globo

Marieta Severo relembrou os 10 anos em que deixou de trabalhar na televisão durante participação no último ‘Altas Horas’ do ano, que foi ao ar na noite de sábado (25). "Era na Ditadura, essa época terrível que a gente espera que não volte nada semelhante, parecido. Existia uma censura, existia uma impossibilidade de Chico [Buarque - seu ex-marido] se apresentar na televisão e eu não achava que era justo eu me apresentar e ele sendo censurado", contou.

Ela relembrou que, no total, foram cerca de 10 anos sem fazer televisão por este motivo. “Não foi nenhuma opção profissional", recordou a atriz. Além disso, a Ditadura fez com que a filha do casal, Sílvia Buarque, nascesse durante o exílio do casal na Itália.

"Eu tinha acabado de fazer [a peça de teatro] "Roda Viva" no Rio de Janeiro. Aí foi para São Paulo, eu não pude ir e estava grávida. Nós saímos do Brasil em Janeiro de 1969 para ficar 20 dias e voltar, mas aí Caetano Veloso foi preso, Gilberto Gil foi preso, e a gente recebia muito recado que se Chico voltasse, ele ia ser preso. Eu estava com barrigão, aí a gente falou 'não vamos voltar' e Silvinha nasceu na Itália por causa disso", relembrou.

Por fim, a família acabou ficando por um ano na Itália. "Mais por causa desse período tenebroso que alguns aí clamam de volta, mas eu, com a minha experiência, minha vivência de ter passado por esses períodos todos, eu digo que não tem nada pior. É insuportável você não ter liberdade, é insuportável viver sem democracia", ressaltou.

AJUDAM A FILHA

Silvia Buarque fez um desabafo sobre sua situação financeira durante uma entrevista para o jornal ‘O Globo’, em setembro passado. A filha do cantor Chico Buarque e da atriz Marieta Severo mencionou que o que recebe nas participações de peças de teatro não é suficiente para cobrir seus gastos - e só consegue se manter graças a ajuda dos pais.

“Só com a ajuda de pai e mãe [consegue se sustentar]. Quando pinta um filme ou participação em série, guardo uma grana para os próximos meses. De teatro, não dá para viver. Fiz uma peça, ‘Casa de Bonecas’, com a Ana Paula Arósio, que deu uma grana boa. Fiz muito ‘GNT’, ‘As Canalhas’, ‘Copa Hotel’… Tenho a vantagem de ter pais que entendem essa situação. Sabem que não vim ao mundo a passeio, que ralo. Então, eles me ajudam mesmo”, contou.