AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / NOVA GERAÇÃO

Da natação ao teatro: a trajetória de Matheus Abreu até 'Vai na Fé'

Com dez anos de carreira, ator deixou o talento na natação para apostar no teatro

Matheus Abreu estreou na televisão na série 'Dois Irmãos' - TV Globo
Matheus Abreu estreou na televisão na série 'Dois Irmãos' - TV Globo

Matheus Abreu fez sua estreia na televisão há sete anos, quando interpretou os gêmeos Omar e Yaqub na minissérie 'Dois Irmãos', da TV Globo. Na atração, ele era a versão mais jovem do papel de Cauã Reymond. Desde então, o ator constantemente é comparado com o galã e questionado se são irmãos na vida real. "Me enche o saco", admite, em conversa exclusiva com AnaMaria Digital.

O ator, que atualmente vive o Eduardo, namorado de Jenifer (Bella Campos) em 'Vai na Fé', conta que, apesar de ter iniciado a carreira muito novo, o trabalho em 'Dois Irmãos' "foi um acontecimento" em sua vida. "Era um desafio enorme fazer gêmeos no meu primeiro trabalho na TV, descendentes de libaneses, em Manaus e na década de 1950. Ou seja, são coisas muito distantes da nossa realidade. Mas, foi um desafio que recebi com muita vontade e alegria. Tive uma troca muito legal com o Luiz Fernando Carvalho, o diretor, e com o Cauã", conta.

As comparações com Cauã sempre aconteceram, desde quando ele era mais novo. "Sempre me falaram que eu pareço com ele, desde muito novo, mas eu nunca achei que fosse tão parecido quanto falam e isso nunca me incomodou."

O problema é que tal semelhança o faz ser questionado frequentemente se é irmão de Cauã. A resposta é não. "O que me enche o saco hoje, depois de sete anos desse trabalho ter ido ao ar, são as pessoas quase diariamente perguntarem se eu sou irmão dele. Confundem um pouco o trabalho e a semelhança com o parentesco. Já tem sete anos da série, tenho dez anos de carreira e isso diariamente é questionado", diz.

DA NATAÇÃO PARA O TEATRO

Embora 'Dois Irmãos' tenha feito Matheus alcançar visibilidade nacionalmente, ele começou a carreira de ator bem antes da minissérie ser lançada. Isso porque chegou a trocar o talento para a natação, que descobriu aos três anos, pela paixão pelo teatro da escola aos nove anos.

"Comecei a me envolver tanto, e de uma maneira tão forte, que eu naturalmente fui esquecendo um pouco a natação e me dedicando mais ao teatro. Não foi uma escolha consciente, foi algo natural que foi acontecendo dessa minha vontade de ter mais experiências", conta. O apoio da família foi fundamental, já que Matheus é natural de Ouro Branco, uma cidade pequena de Minas Gerais, e precisaria investir nos estudos em uma cidade maior.

"Depois de uns dois anos no teatro que percebi que queria estudar. Conversei com o meu pai e falei ‘não é fácil, eu sei, mas não vai ser dentro da minha casa que alguém vai me procurar e oferecer trabalho de ator’. Então, fiz essa proposta para ele de procurar um lugar para estudar porque eu realmente queria viver do teatro, queria ser artista de verdade", diz.

Foi aos 11 que os pais de Matheus embarcaram em seu desejo de atuar. "Meu pai, com várias ressalvas, tentou entender se eu entendia o quão difícil é trabalhar com arte no Brasil e me deu esse aval. Eles, porém, sempre me apoiaram e vibraram muito com tudo. Eu tive uma sorte imensa de ter esse apoio da minha família", celebra.

TRABALHOS E TRABALHOS

Com a benção da família, o rapaz ingressou no Grupo Falcão, da atriz Teura Bara, em Belo Horizonte (MG). Daí em diante, os testes começaram a aparecer. Tanto que, seu primeiro trabalho, foi aos 15 anos no filme 'O Segredo dos Diamantes', gravado em Minas Gerais. No mesmo ano, em 2014, ele também atuou no longa 'Hoje eu Quero Voltar Sozinho'.

De trabalho em trabalho, hoje Matheus consegue viver apenas com a atuação. "Talvez hoje entenda que estou conseguindo viver do meu propósito, da minha arte. Acho, no entanto, que estou em constante evolução e busca por novos projetos que me instiguem para que eu possa inspirar quem está comigo no set e quem me assiste", explica.

VIDA RADICAL

Nas redes sociais, Matheus Abreu é ativo e sempre mostra um lado seu muito forte: o dos esportes radicais. Tanto que, aos 15 anos, ele começou a praticar trilhas de moto. "É o que mais mexe comigo", destaca.

"Estar em duas rodas é um momento muito particular, principalmente no meio do mato, fazendo trilha, conhecendo lugares maravilhosos com os amigos. Estou sempre cercado de natureza, de lugares que não conheço, de desafios. É um momento muito especial para mim", diz.

Ele, inclusive, ressalta o motivo de gostar tanto de esportes radicais: "Me dá essa sensação de vida. O que mais me encanta é focar totalmente no momento presente, porque muita coisa pode dar errado. Se não estiver 100% conectado com aquele momento, tem chance de risco. E é isso que me encanta tanto, viver o momento presente."

Além das trilhas de moto, o rapaz se dedica a outras modalidades, como escalada, skate, surfe e wakeboard. Conforme o ator, todos os esportes o ajudam em sua profissão com mais consciência corporal.

"Meu corpo é meu instrumento de trabalho. Então, todas essas formas diferentes de me movimentar, me dão a sorte de agregar esse desenvolvimento corporal, trazendo isso pro meu campo profissional. Ultimamente tenho acreditado muito que tudo o que eu posso fazer de desenvolvimento pessoal vai me ajudar no meu trabalho e realmente tem me ajudado", afirma.

DOS ESPORTES PARA A DANÇA

Para quem não se lembra, Matheus Abreu participou da 'Dança dos Famosos' em 2019. "Quando chegou o convite, eu não tive dúvidas em aceitar e foi uma experiência maravilhosa. Era muito divertido e difícil, por ter tão pouco tempo para aprender a coreografia. Mas, mesmo assim, era muito gostoso", relembra.

O que poucos sabem é que ele iniciou a competição com uma lesão: uma fissura no osso da tíbia, que surgiu uma semana antes de começar o concurso. "Fui levando do jeito que dava. Tive um apoio muito legal de todo mundo que cuida do projeto. Já era um desafio grande e ficou ainda maior devido à lesão, mas a gente conseguiu contornar da melhor maneira possível e com muita vontade também. Quase ninguém sabia disso", revela.

Na mesma época, Matheus estava na preparação daquele que ele define como o "maior desafio" de sua vida: o balé clássico. Isso porque ele irá interpretar Thiago Soares nos cinemas, o bailarino que representa o Brasil no Royal Ballet de Londres.

"O balé clássico, sem dúvida nenhuma, é a experiência mais difícil da minha vida porque ele é totalmente anti anatômico. Foi a coisa mais desafiadora que eu já passei, principalmente para viver um bailarino. E foi a primeira vez que um personagem tomou tanta conta da minha vida, me fez perder a minha rotina. Eu não tinha mais a rotina do Matheus, eu tinha a rotina do Thiago, porque fazia aula todos os dias, ininterruptamente. Foi a coisa mais desafiadora que eu já passei", conta.

As preparações para o filme 'Um Lobo Entre Cisnes', de Marcos Schechtman e Helena Varvaki, começaram em 2018, mas foram interrompidas algumas vezes. O longa-metragem, no entanto, já foi rodado e está em fase de edição.

O filme, inclusive, precisou ser conciliado com o Eduardo, de 'Vai na Fé'. O personagem apareceu nos primeiros capítulos da novela e voltou recentemente. "Foi um convite do Paulo Silvestrini [diretor]. Era uma participação só e avisaram que não sabiam se o papel ia vingar, mas o personagem vai continuar até o final da novela. Eu estou muito feliz com a realização deste trabalho", afirma, sem dar spoilers.