AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / EXPLICAÇÃO

Ministério da Saúde esclarece critérios para o transplante de Faustão

Apresentador recebeu um novo coração depois de sete dias na lista de espera do SUS

Da redação Publicado em 28/08/2023, às 08h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Faustão está em recuperação após transplante - Band
Faustão está em recuperação após transplante - Band

O Ministério da Saúde emitiu uma nota no domingo (27) para esclarecer os critérios de prioridade para o transplante de coração de Faustão. O apresentador ficou na lista de espera do SUS (Sistema Único de Saúde) por uma semana e já recebeu o órgão, levantando diversas especulações nas redes sociais.

Com isso, a pasta destacou que outros 12 pacientes foram transplantados entre os dias 19 e 26 de agosto em razão do estado de saúde ser considerado muito grave. Destes, sete são de São Paulo, "unidade da federação com maior volume de transplantes", afirma um trecho da nota.

"Neste domingo (27), mais um paciente na capital paulista foi contemplado com um transplante cardíaco, neste caso, também priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde — o apresentador Fausto Silva. Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros sete transplantados", destaca o comunicado.

O Ministério da Saúde explicou que a priorização do transplante de Faustão seguiu critérios de compatibilidade, como tipagem sanguínea, peso, altura e genética.

"Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica", justifica.

De acordo com a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, 12 pessoas atendiam os requisitos necessários para receber o órgão doado a Faustão. O apresentador, entretanto, era o segundo da lista. A equipe médica do primeiro paciente recusou.

O motivo da recusa não foi divulgado, no entanto, é comum que sejam levados em conta as possibilidades de rejeição do órgão após a cirurgia ou a indisponibilidade do paciente em fazer o procedimento naquele momento.

TRANSPLANTES NO PAÍS

O Ministério da Saúde indica que foram realizados 206 transplantes de coração no Brasil apenas no primeiro semestre deste ano, um aumento de 16% em relação ao mesmo período de 2022.

A pasta também afirma que é a responsável pela lista de transplante de órgãos no país para garantir igualdade entre pacientes da rede pública e privada. "Os pacientes, por meio do SUS, recebem assistência integral, equânime, universal e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante", diz.