AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Conclusão

Pilotos foram culpados pelo acidente que matou Marília Mendonça, conclui polícia

Investigações apontaram que negligência dos pilotos levou à queda do avião de Marília Mendonça

Redação Publicado em 04/10/2023, às 12h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conclusão do inquérito foi divulgada pela Polícia Civil nesta quarta-feira (4) - Reprodução/Instagram
Conclusão do inquérito foi divulgada pela Polícia Civil nesta quarta-feira (4) - Reprodução/Instagram

A PCMG (Polícia Civil de Minas Gerais) divulgou, na manhã desta quarta-feira (4), a conclusão do inquérito sobre o acidente que matou Marília Mendonça e mais quatro pessoas. As investigações apontaram que os pilotos foram os responsáveis pela queda do avião que transportava a cantora em novembro de 2021.

Segundo o delegado Ivan Lopes Sales, a tragédia poderia ser evitada pelo piloto Geraldo Medeiros e pelo copiloto Tarcísio Viana. Eles teriam sido negligentes ao não identificarem a torre de transmissão não sinalizada em que o avião colidiu.

O motivo é que, conforme o responsável explicou em coletiva de imprensa, existiam manuais de procedimentos da aeronave que determinavam que o piloto deveria analisar previamente a existência da proximidade de obstáculos, como morros e antenas.

Sales ressaltou alguns documentos possibilitaram a identificação das torres, além do uso do EGPWS (Enchanced Ground Proximity and Wind Shear), um equipamento que emite sinais sonoros ao constatar a presença de empecilhos no caminho.

"É fato que esse equipamento pode ser desligado pelos pilotos, porque na medida em que a aeronave chega para a aproximação e vai se aproximando do solo, começa a ter esses avisos. A aeronáutica não conseguiu chegar nessa informação, em razão da deterioração da aeronave, se eles desligaram ou não", destacou ele.

Sendo assim, a polícia identificou que os procedimentos operacionais da aeronave não foram respeitados. Além disso, os pilotos também teriam ultrapassado a velocidade determinada para a aeronave na perna do vento.

Ivan Lopes Sales explicou: “Ao ultrapassar, eles saíram da zona de proteção do aeródromo e qualquer responsabilidade de antena, de morro, de qualquer obstáculo, cabia aos pilotos observarem. Diante de todos esses cenários, de negligência de perícia, a polícia civil atribuiu a responsabilidade da queda aos pilotos”.

Vale mencionar que problemas na aeronave, problemas com os pilotos (como mal súbito) e eventual atentado contra a aeronave foram hipóteses descartadas pelas investigações da Polícia Civil.

Ao final, o delegado ressaltou que as investigações foram realizadas em respeito aos familiares das vítimas. Isso porque os pilotos apontados como responsáveis também morreram na queda, ao que não poderão responder pelos três homicídios culposos.