AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Relembre

Quem foi Sandra Regina, filha abandonada de Pelé que morreu de câncer?

Diagnosticado com câncer, Pelé nunca apoiou a filha que enfrentou a mesma doença

Redação Publicado em 06/12/2022, às 09h26 - Atualizado em 24/12/2022, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sandra Regina Machado é fruto de um caso do Rei do Futebol com empregada doméstica - Instagram/@pele e Divulgação
Sandra Regina Machado é fruto de um caso do Rei do Futebol com empregada doméstica - Instagram/@pele e Divulgação

A notícia de que Pelé está internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP), para o tratamento de um câncer em metástase gerou comoção mundial na últimas semanas. O que nem todo mundo sabe é que o Rei do Futebol já perdeu uma filha para a mesma doença: Sandra Regina Machado.

A herdeira nunca chegou a ser reconhecida afetivamente por Pelé, que rejeitou a paternidade mesmo após a comprovação em um teste de DNA e travou uma árdua disputa judicial contra ela na década de 1990. A história completa foi contada no livro ‘A Filha Que O Rei Não Quis’ (1998).

Sandra Regina nasceu em 1964, no Guarujá, litoral de São Paulo. Ela foi fruto de um caso entre Pelé e a empregada doméstica Anísia Machado, enquanto ele já estava se relacionando com a primeira esposa, Rosemeri.

Apenas aos 27 anos, Sandra procurou Pelé afirmando ser sua filha. Ele, porém, não acreditou. Os dois realizaram um teste de DNA e o resultado saiu no ano seguinte - comprovando que o craque era pai da moça.

Mesmo assim, Pelé contestou o resultado e moveu 13 recursos judiciais contra a filha biológica. Os esforços foram em vão, já que o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu Sandra como herdeira em 1996 e ela pôde adotar o sobrenome paterno: Arantes do Nascimento.

Os dois nunca chegaram a manter uma relação próxima. Pelo contrário, Pelé fez críticas à filha em entrevistas, especialmente sobre a demora para que ela exigisse seus direitos. ”Para mim, biologicamente, ela pode até ser minha filha, mas, na parte sentimental, não posso me preocupar com essa pessoa, porque não a conheço”, disse ao G1 na época.

POLÍTICA

Sandra aproveitou os dramas que viveu com Pelé para investir na política a partir dos anos 2000. Ela foi eleita vereadora de Santos pelo Partido Social Cristão (PSC). Um de seus principais feitos foi oferecer exames de DNA gratuitos pela rede pública.

MORTE

A filha abandonada de Pelé faleceu em decorrência de um câncer de mama em 2006, quando tinha 42 anos. Milionário, o atacante não chegou a prestar apoio a ela durante o tratamento - se limitando a enviar duas coroas de flores ao velório, em nome de sua empresa, segundo o site History.

Apenas sete anos após a morte de Sandra, seus dois filhos conseguiram que o avô pagasse pensão na Justiça. Os advogados informaram que os herdeiros dela passaram dificuldades financeiras na infância, ao que o juiz entendeu que Pelé tinha obrigação de arcar com as dívidas dos netos.