AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / LUTO

Relembre a carreira do músico Erasmo Carlos, o 'Tremendão'

A notícia da morte de Erasmo Carlos foi confirmada nesta terça-feira (8)

Erasmo teve mais de 60 anos de carreira e foi a voz responsável por quase 700 músicas. - Instagram/erasmocarlosbr
Erasmo teve mais de 60 anos de carreira e foi a voz responsável por quase 700 músicas. - Instagram/erasmocarlosbr

O cantor, compositor, ator, músico e escritor Erasmo Carlos, de 81 anos, faleceu nesta terça-feira após ficar mais de uma semana internado em um hospital do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pouco tempo depois do cantor precisar ser entubado.


Um dos maiores nomes da música brasileira, o Tremendão foi um dos ícones da Jovem Guarda, ao lado de Roberto Carlos, e acumulou grandes sucessos no mundo musical.

Em sua homenagem, a AnaMaria Digital separou alguns dos momentos mais marcantes de Erasmo Carlos para relembrar a vida e a carreira do artista.


ANTES DA FAMA

Nascido em em 5 de junho de 1941, Erasmo Esteves era filho de mãe solteira e só conheceu o pai aos 23 anos de idade. Ele foi nascido e criado no bairro da Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e conhecia Tim Maia desde a infância.


No entanto, a amizade entre os dois ídolos da música brasileira só começou entre a adolescência, graças ao gosto em comum pelo rock. Inclusive, uma grande curiosidade é que Tim Maia foi o responsável por o ensinar a tocar violão. 


A CARREIRA

Além do nome de batismo, o cantor adotou “Carlos” para seu nome de batismo em homenagem a Roberto Carlos, com quem nutriu grande amizade, e Carlos Imperial, que agenciou o início da sua carreira.


Apesar de ser reconhecido pelo nome artístico, ele também ganhou apelidos durante sua carreira. Tremendão foi o principal deles, e, como o próprio já explicou, vem do nome da grife de produtos que ele tinha lá nos anos 60.


Voz responsável por quase 700 músicas, Erasmo teve mais de 60 anos de carreira. Ele era um artista multigeracional e colecionador de muitos sucessos ao longo de anos e até mesmo décadas diferentes. ‘Além do Horizonte’, ‘É Preciso Saber Viver’, e ‘Mulher (Sexo Frágil)’ são só algumas de suas maiores composições.

FILMES

E se engana quem pensa que Erasmo se limitou as músicas. Apaixonado por arte desde a infância, ele também foi representado e atuou em alguns longas durante sua vida.


Premiado como Melhor Ator Coadjuvante pela Associação Paulista de Críticos de Arte no filme ‘Os Machões’, de 1972, ele começou a carreira de ator em ‘Minha Sogra É da Polícia’ e também atuou em ‘O Cavalinho Azul’ e ‘Paraíso Perdido’.


O filme ‘Minha Fama de Mau’, onde o cantor é vivido pelo ator Chay Suede, mostra a história do Tremendão desde a adolescência até o grande momento de sua carreira, no Programa Jovem Guarda. Além disso, ele participou de ‘Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa’, ‘Roberto Carlos a 300 Quilômetros por hora’, ‘O Cavalinho Azul’, ‘Paraíso Perdido’ e ‘Os Machões’.