AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / tragédia

Show do RBD nos anos 2000 em São Paulo foi marcado por tragédia; relembre

Passagem do RBD pelo Brasil em 2006 foi marcada por confusão em show da banda em São Paulo

Mariana Krunfli Publicado em 27/01/2023, às 18h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Integrantes do RBD se reuniram após quase 15 anos de hiato - Reprodução/Instagram
Integrantes do RBD se reuniram após quase 15 anos de hiato - Reprodução/Instagram

A banda mexicana RBD, fenômeno mundial dos anos 2000, vem arrasando os corações dos fãs com o retorno. O grupo, que surgiu a partir da novela 'Rebelde', volta aos palcos após quase 15 anos de hiato, desde o lançamento do último disco em 2009. Marcada pelo amor dos fãs, a história da banda também contou com uma confusão que virou tragédia na primeira vinda ao Brasil.

Composto originalmente por Dulce María, Anahí, Maitê Perroni, Christian Chávez, Christopher Uckermann e Alfonso Herrera, o grupo veio pela primeira vez ao Brasil em fevereiro de 2006, menos de um ano após 'Rebelde' estrear no SBT. No dia 4 de fevereiro do mesmo ano, o hipermercado Extra e a gravadora EMI organizaram uma sessão de autógrafos da banda, em São Paulo.

Aproximadamente três mil fãs do RBD iriam comparecer ao local, mas o número foi muito maior do que os organizadores esperavam. O lugar, que não tinha capacidade para mais do que o planejado, recebeu dez mil pessoas na mesma tarde.

O que era para ser apenas uma sessão de autógrafos se tornou um pocket show para milhares de pessoas. Só que o que parecia um sonho para os fãs, logo virou um pesadelo. Enquanto a apresentação acontecia, as pessoas na plateia tentaram chegar mais perto da banda e, em meio aos empurrões, a grade que dividia o palco do público foi derrubada.

Vídeos divulgados na época registraram Anahí pedindo calma ao público, mas a fala não surtiu efeito na plateia, que continuou a se empurrar. O show teve que ser encerrado e, mesmo assim, a confusão continuou, levando ao pisoteamento de inúmeros fãs, em maioria crianças. Dezenas de vítimas tiveram que ser levadas às pressas ao atendimento médico, e três delas não resistiram e morreram.

Apesar de a tragédia já ter muitos anos, os fãs brasileiros permanecem fiéis à banda e com o mesmo entusiasmo, como mostram as brigas nesta sexta-feira (27), primeiro dia de abertura da venda dos ingressos para os shows no Brasil. A luta por um lugar nas apresentações dos dias 17, 18 e 19 de novembro foi marcada por longas filas, tentativas de furto, agressões e desentendimentos, como reportou a coluna de Leo Dias.