AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / MELHOR ATOR

Vencedor do Oscar, Brendan Fraser usou próteses de até 130 kg para personagem em 'A Baleia'

Ator ganhou na categoria de 'Melhor Ator' pela interpretação de Charlie

Da redação Publicado em 13/03/2023, às 14h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Brendan Fraser venceu o Oscar 2023 por 'A Baleia' - Reprodução/Instagram
Brendan Fraser venceu o Oscar 2023 por 'A Baleia' - Reprodução/Instagram

Depois de anos longe dos cinemas, Brendan Fraserretomou a carreira com grande estilo. O ator chegou a viver momentos turbulentos na carreira, mas se tornou a sensação ao viver o protagonista Charlie no filme 'A Baleia', que lhe rendeu o Oscar 2023 de 'Melhor Ator'. Para o longa, o artista chegou a usar próteses de até 130 kg para interpretar um homem em obesidade severa.

Por isso, a preparação foi intensa. Apesar de ter engordado para o filme, Brendan enfrentou uma mudança e tanto: ele passava cerca de seis horas diáras na sala de maquiagem para a colocação das próteses. Na reta final das filmagens, o tempo diminuiu para até três horas de maquiagem.

Para a Vanity Fair, Fraser e o diretor Darren Aronofsky revelaram que as próteses pesavam entre 22 e 130 kg e foram criadas por Adrien Morot exclusivamente para o personagem Charlie. Cada peça era usada de acordo com as necessidades de cada cena.

As peças foram criadas a partir de uma escultura digital e com o uso de uma impressora 3D. Depois, foram pintados à mão com spray para que ficassem próximas à textura da pele humana. Vale ressaltar que o trabalho também fez 'A Baleia' vencer na categoria de 'Melhor Cabelo e Maquiagem' no Oscar 2023. 

"Percebi que outras próteses de obesidade usadas no cinema, na maior parte do tempo, apareciam em comédias com piadas ofensivas. O humor vinha sempre do fato que o corpo dessas pessoas 'desafiava a gravidade'. Não é o caso aqui", comentou o ator. 

Diante deste preparo, Fraser teve sua mobilidade limitada. Logo, o ator tinha pessoas à sua disposição para ajudá-lo a se levantar, sentar e conduzi-lo pelo set e pelo camarim. Ele destacou que a rotina de gravações foi "difícil e nem um pouco confortável". “A peça do torso era quase como uma camisa de força, com mangas longas. E os cabelos foram colados à mão, um por um”, explicou.

Em 'A Baleia', Charlie é um professor de redação recluso que tem obesidade severa, pesando 270 kg, e não consegue se desfazer da culpa de ter abandonado a filha Ellie (Sadie Sink) após se apaixonar por outro homem.

RETORNO

Na virada dos anos 1990 para 2000, Brendan Fraser chegou ao topo de Hollywood, vivendo o protagonista da franquia 'A Múmia'. Mas, o ator acabou se afastando dos holofotes devido a uma série de conflitos que envolviam denuncias de abuso sexual por parte de um ex-presidente da Hollywood Foreign Press Association, que organiza o Globo de Ouro, até inúmeras lesões e cirurgias que o fizeram frequentar o hospital durante sete anos.

Mas, o ator voltou aos cinemas por causa do filme 'A Baleia', que já lhe rendeu outros prêmio além do Oscar 2023.