AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Luto

Zé Celso, dramaturgo brasileiro, morre aos 86 anos após incêndio em seu apartamento

Um dos maiores dramaturgos do país, Zé Celso não resistiu às queimaduras no corpo

Redação Publicado em 06/07/2023, às 09h40 - Atualizado às 10h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Artista ganhou as manchetes há pouco mais de um mês pelo casamento com Marcelo Drummond. - Jeniffer Glass
Artista ganhou as manchetes há pouco mais de um mês pelo casamento com Marcelo Drummond. - Jeniffer Glass

José Celso Martinez Corrêa, mais conhecido como Zé Celso, morreu na manhã desta quinta-feira (6) em São Paulo (SP). Ele estava internado na UTI do Hospital das Clínicas há dois dias com sequelas de um incêndio que atingiu seu apartamento na capital paulista. Aos 86 anos, o dramaturgo não resistiu as graves queimaduras – que comprometeram mais da metade de seu corpo.

A morte de Zé Celso foi noticiada em primeira mão pelo jornal O Globo, que apontou falência múltipla dos órgãos do artista. Posteriormente, o perfil do Teatro Oficina prestou uma homenagem ao seu fundador confirmando a notícia. Informações sobre velório e enterro não foram divulgadas até a última atualização. 

Confira a publicação completa do Teatro Oficina sobre a morte de Zé Celso: 

TRAGÉDIA

Amigos afirmaram que o incêndio começou no quarto de Zé Celso e se espalhou pelo apartamento rapidamente. “Foi dormir pela manhã e ligou o aquecedor. O incêndio começou no quarto do Zé. Na cama do Zé”, declarou o ator Pascoal da Conceição ao ‘Jornal Nacional’.

Com dificuldades de locomoção, o dramaturgo não conseguiu fugir das chamas a tempo e ficou gravemente ferido. Ele foi levado ao Hospital das Clínicas às pressas, porém não respondeu bem aos tratamentos, enfrentando uma suficiência renal e outras complicações.

Outras três pessoas estavam no local durante a tragédia: seu marido, Marcelo Drummond, e os atores Victor Rosa e Ricardo Bitencourt. Todos ficaram feridos, mas com menos gravidade do que Zé Celso. Eles foram atendidos em um posto de saúde e seguem sob observação médica.

QUEM FOI ZÉ CELSO

Nascido em 1937, Zé Celso foi considerado um dos principais dramaturgos do país. Ele ganhou destaque a partir dos anos 1960 liderar o Teatro Oficina, hoje renomeado como Teatro Oficina Uzyna Uzona – em São Paulo (SP).

O dramaturgo foi censurado e preso pela ditadura em 1974, quando se mudou temporariamente para Portugal. Ele dirigiu um importante documentário sobre a Revolução dos Cravos e a independência de Moçambique antes de retornar às terras brasileiras.

Zé Celso se casou com Marcelo Drummond há pouco mais de um mês. O evento, intitulado como 'ritual ecumênica-artístico', contou com a presença de grandes nomes da indústria cultural brasileira. Apesar da cerimônia recente, os dois estavam juntos há 37 anos.