AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Novelas / Racismo na TV

Racismo na Globo: diretor artístico de ‘Mar do Sertão’ é afastado após denúncia

Vinicius Coimbra foi afastado após ser acusado de racismo enquanto estava à frente de ‘Nos Tempos do Imperador’

Da Redação Publicado em 17/02/2022, às 13h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Diretor da Globo foi afastado de novela depois de ser acusado de racismo - TV Globo
Diretor da Globo foi afastado de novela depois de ser acusado de racismo - TV Globo

Vinicius Coimbra foi afastado da direção artística da novela ‘Mar do Sertão’ após ser acusado de racismo e denunciado para a direção da emissora. Segundo a colunista, Carla Bittencourt, do Noticias da TV, a decisão de afastamento aconteceu na última terça-feira (15), após apuração feita pela emissora em resposta às denúncias das atrizes que alegaram ter sofrido preconceito do diretor e de sua equipe enquanto gravavam a novela ‘Nos Tempos do Imperador’.

Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues foram até a direção da TV Globo para denunciar que o diretor “usava falas preconceituosas e que também fez separação de atores entre brancos e pretos”. As denunciantes alegaram que havia, inclusive, camarim separados por raça durante as gravações da novela de Alessandro Marson e Thereza Falcão.

Na ocasião, tanto o diretor de entretenimento, Ricardo Waddington, quanto o diretor de dramaturgia, José Luiz Villamarim, foram procurados pelas três atrizes. Em resposta, eles afirmaram que tomariam providências, mas meses se passaram e nenhuma mudança aconteceu, o que fez com que as artistas procurassem o setor de compliance da Globo e fizessem uma queixa formal.

Cinnara, Dani e Roberta explicaram em sua denúncia que a trama errou ao mostrar o suposto racismo reverso na cena protagonizada por Samuel (Michel Gomes) e Pilar (Gabriela Medvedovski). A cena, inclusive, fez com que a autora Thereza Falcão formalizasse um pedido de desculpas. Segundo as atrizes, porém, Vinícius insistiu que “elas e os demais atores negros deveriam defender a novela em entrevistas e nas redes sociais”.

Após esse imbróglio, a Globo contratou consultores para realizar uma revisão histórica e mostrar os erros e falhas no texto. A emissora também trocou a direção da próxima novela das seis, ‘Mar do Sertão', que era de Vinícius Coimbra e passou para Allan Fiterman.

ATRIZES DEFENDERAM

Letícia Sabatella e Gabriela Medvedovski, que interpretaram Thereza e Pilar na trama do imperador, também foram citadas na denúncia ao compliance. Na ocasião, elas defenderam as três atrizes, e tentaram resolver a situação com os diretores afirmando que elas estavam insatisfeitas com o tratamento diferenciado dado. 

Orientadas por advogados, as atrizes esperam o fim das investigações antes de tomarem uma decisão em relação a entrar com um processo contra a TV Globo.

Procurado pelo Notícias da TV, Vinícius Coimbra disse - por meio de sua assessoria de imprensa - que não iria se manifestar sobre o assunto e que esperaria pela publicação da reportagem.