AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Novelas / Sucesso

Renascer: 5 curiosidades sobre a novela que ganhará remake na TV Globo

Sucesso nos anos 1990, ‘Renascer’ voltará as telinhas da Globo 30 anos depois

Redação Publicado em 11/09/2023, às 13h15 - Atualizado às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Novela retratava os dramas e a ascensão de José Inocêncio e sua família - TV Globo
Novela retratava os dramas e a ascensão de José Inocêncio e sua família - TV Globo

Renascer’ foi anunciada como o próximo remake da TV Globo. Prestes a completar 30 anos da primeira exibição, em março de 1993, a novela foi uma dos grandes sucessos da época ao trazer a história de José Inocêncio, interpretado por Leonardo Vieira e Antonio Fagundes. AnaMaria Digital separou 5 curiosidades sobre a trama original em comemoração à novidade.

Vale lembrar que, na história de Benedito Ruy Barbosa, o protagonista chega às roças da Bahia em busca de uma vida nova. Ele se torna um grande produtor de cacau e se casa com Maria Santa (Patrícia França), mas a mulher morre no parto do caçula, João Pedro (Marcos Palmeira), dando início a toda a saga. Confira a lista de curiosidades!

LONGA PREPARAÇÃO

Segundo o Memórias da Globo, foram mais de 20 anos dos primeiros estudos para ‘Renascer’ até a estreia da novela nas telinhas. Benedito Ruy Barbosa rodou cerca de três mil quilômetros no sertão baiano para colher informações, impressões e histórias que o inspiraram a escrever a trama.

PRIMEIRA DE MUITAS

‘Renascer’ marcou a estreia de Benedito Ruy Barbosa no horário nobre da TV Globo. Na época, o autor já havia deslanchado com ‘Cabocla’ (1979), ‘Sinhá Moça’ (1986) e ‘Pantanal’ (1990)  – porém, em outros horários e outras emissoras.

NOVOS TALENTOS

‘Renascer’ não foi um marco apenas na carreira do autor, como também representou a estreia de vários talentos na TV Globo. O maior deles foi Leonardo Vieira, intérprete de José Inocêncio na primeira fase da trama. Além dele, também ficaram conhecidos do grande público: Jackson Antunes, Maria Luisa Mendonça, Marco Ricca, Paloma Duarte e Isabel Fillardis.

FINAL CONVINCENTE

O motivo pelo qual Antonio Fagundes teria aceitado dar vida para José Inocêncio, na segunda fase da trama, foi que o ator já sabia da cena final da novela. Ele recebeu um convite especial do amigo, Benedito Ruy Barbosa, com essa informação fundamental.

SUCESSO NA MÚSICA

Além da trama de sucesso, ‘Renascer’ também contou com dois memoráveis álbuns de músicas nacionais – incluindo Roberto Carlos, Caetano Veloso e Guilherme Arantes. O primeiro deles tinha Marcos Palmeira na capa e o segundo, Jackson Antunes.